Sesc Arsenal promove mostra de nove filmes do cinema alemão gratuitamente

0
114

O Sesc Arsenal promove mostra do expressionismo do cinema alemão através de nove filmes. Uma boa opção para aqueles que querem conhecer o passado da “sétima arte”,. Durante às terças, há o projeto Imagens em Pautas, que atualmente esta exibindo filmes de Ingmar Bergman. Mas há outra novidade: Do dia 25 (quarta) a 29 (domingo) de março, começa a programação do “Sombras que Assombram”.

De acordo com a assessoria, estas sessões irão exibir filmes que marcaram o expressionismo no cinema alemão. A entrada é gratuita. Serão exibidos dois filmes por dia, às 18h30 e às 20h, sendo que o encerramento, no domingo, terá uma única sessão às 19h30.

O expressionismo alemão é marcado pelo misticismo, fantasmas, sobrevivência, sangue, morte e sombras. Intrinsecamente, trata-se do encontro da criatividade do artista com os seus impulsos emocionais e instintivos mais profundos. 

A mostra “Sombras que Assombram — O Expressionismo no Cinema Alemão”, promovida pelo Sesc, oferece a oportunidade de conhecer o movimento expressionista no cinema, que teve seu auge em uma Alemanha arruinada pela Primeira Guerra Mundial e se caracterizou pelo uso de imagens fantásticas e assustadoras e ao mesmo tempo pela exposição de uma sociedade imersa em um cenário desolador e extremamente mecanicista. Veja os filmes que serão exibidos:

25/03 18h30 – O Gabinete do Dr. Galigari

dr-caligari 01

(Robert Wiene, 1919, Drama/Suspense, 62min.)

Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre.

Não recomendado para menores de 16 anos

25/03 Às 20h – As Mãos de Orlac 

 MAOS DE ORLAC RED

(Robert Wiene, 1924, Terror, 92min.)

Pianista talentoso, Orlac perde as mãos em um acidente de trem. Num procedimento, as mãos de um assassino recentemente executado lhe são implantadas. Quando descobre o dono, ele acredita ter também a predisposição para assassinar.

Não recomendado para menores de 18 anos

26/03 18h30 – O Golem 

Der Golem film still, 1920

(Paul Wegener, 1920, Horror/Fantasia, 85min.) 

Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.

Não recomendado para menores de 16 anos

26/03 às 20h – O Homem que Ri 

homem-que-ri 04

(Paul Leni, 1928, Drama, 110min.)

Inspirado no romance homônimo do escritor francês Victor Hugo, o filme narra a história assustadora de Gwynplaine, o herdeiro de um ducado que fora sequestrado quando garoto e, por ordem do rei, desfigurado com um perpétuo riso forçado. 

Não recomendado para menores de 14 anos

27/03 às 18h30 – O Gabinete das Figuras de Cera

figuras-de-cera 05

(Paul Leni, 1924, Terror/Fantasia, 65min.) 

Um jovem poeta é contratado por um museu de cera para escrever as biografias de três grandes criminosos: o califa Harun al Raschid; Ivan, o Terrível; e Jack, o Estripador. Uma das obras-primas do expressionismo alemão. 

Não recomendado para menores de 16 anos

27/03 às 20h – Nosferatu 

Nosferatu

(F. W. Murnau, 1922, Terror, 94min.)

Hutter, agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Orlock, que na verdade é um milenar vampiro que, buscando poder, se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região. Curiosamente quem pode reverter esta situação é a esposa.

Não recomendado para menores de 16 anos

28/03 18h30 – A Última Gargalhada

ultima-gargalhada 07

(F. W. Murnau, 1924, Drama, 91min.)

O idoso porteiro do Hotel Atlantis, em Berlim, está orgulhoso por seu bom trabalho. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.

Não recomendado para menores de 16 anos

28/03 às 20h – Fausto

fausto 08

(F. W. Murnau, 1926, Drama/Terror, 118min.)

Inspirado na famosa obra do escritor alemão Johan Wolfgang Von Goethe. A história de um velho cientista (Fausto) seduzido por Mefistófeles (o demônio) para ter de volta sua juventude, ele assina com seu próprio sangue.

Não recomendado para menores de 18 anos

29/03 19h30 – Metropolis

metropolis 09

(Fritz Lang, 1927, Ficção Científica, 153min)

Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície, onde há o Jardim dos Prazeres, destinado aos filhos dos mestres. Os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Trabalhadores. Esta cidade é governada por Joh Fredersen, um insensível capitalista cujo único filho, Freder, leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria, a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Paralelamente Rotwang, um inventor louco, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem.

Não recomendado para menores de 18 anos 

Serviço

Para mais informações sobre a mostra entrar em contato pelo 3616-6941 | fbarbosa@sescmatogrosso.com.br. 

Endereço

O Sesc Arsenal fica localizado na Rua 13 de Junho, no Bairro Porto, em Cuiabá.

Da Redação