Por um litro de leite; italiano solista em gaita de boca realiza apresentação em Cuiabá com a Orquestra do estado

0
111
Uma apresentação especial do italiano Gianluca Litera acontece neste final de semana em Cuiabá. Um dos maiores instrumentistas da ‘gaita de boca’, ou ‘harmônica’ (nome oficial), o solista estará no espaço CDL Cuiabá junto à Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob regência do maestro Leandro Carvalho. 
 
Os concertos acontecem na sexta (23) e sábado (24), sempre às 21h.
 
O ingresso custa um litro de leite, que deve ser entregue no dia e local da apresentação. 
 
No repertório estão composições de espanhóis, brasileiros, ingleses e italianos, como Ennio Marricone, autor de mais de 400 temas de filmes e um ícone das trilhas de faroeste. 
 
Gianluca Littera, o convidado do concerto, dedica-se exclusivamente à gaita cromática e tornou-se um dos poucos solistas do mundo a tocar jazz e músicas de concerto com esse instrumento.
 
Ele tocou, também, muitas músicas brasileiras em parceria com o maestro Gil Jardim e em projetos com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). 
 
Na programação do concerto está ainda uma peça inédita de André Mehmari, escrita especialmente para Orquestra de Mato Grosso, “Música para harmônica e cordas”.
 
A Orquestra do Estado de Mato Grosso exibe ainda “Dança para harmônica de boca e orquestra”, de Radamés Gnatalli (1906-1988), “Toledo – Fantasia Espanhola para harmônica e orquestra”, do inglês James Moody (1925-2010), “Noites Cariocas” de Jacob do Bandolim (1918-1969) e Gorizia, obra anônima, com arranjo original de Enrico Blatti.
 
Após as apresentações deste fim de semana, a Orquestra entra mais uma vez em estúdio para gravação de seu 12° álbum.
 
Serviço
 
Orquestra de Mato Grosso + Gianluca Littera
23 e 24 de outubro (sexta-feira e sábado), às 21h
No Espaço CDL Cuiabá (Av. Marechal Deodoro, n75)
Ingresso 1 litro de leite (bilheteria aberta a partir das 19h)
Informações 65 3027-1824.
 
Da Redação – Gabriela Von Eye