Plantão
Turismo

Conheça Bom Jardim/Nobres um lindo lugar em Mato Grosso/Brasil II

Publicado dia 21/07/2019 às 23h56min | Atualizado dia 22/07/2019 às 00h03min
Bom Jardim é um dos lugares mais procurados no estado de Mato Grosso por turistas em busca de contato com a natureza.

Divulgação

Estivemos em Bom Jardim no fim do mês de maio de 2013 e o passeio resultou em (Conheça Bom Jardim/Nobres um lindo lugar em Mato Grosso/Brasil I ), depois de mais de um ano voltei e desta vez fui conhecer o Rio Triste e experimentar um atrativo novo na modalidade esporte radical. Esta matéria foi publicada no dia 30 de outubro de 2014 e atualizada em 21/07/2019.
 
 
Apesar de Nobres possuir a fama de ter diversos atrativos de belezas naturais, o destino onde estão realmente é Bom Jardim, um pequeno distrito localizado a cerca de 65 km da cidade de Nobres e 160 km de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.
 
Bom Jardim é um dos lugares mais procurados no Estado por turistas em busca de contato com a natureza, por ainda possuir uma enorme quantidade de aves e animais típicos do Pantanal e dezenas de atrativos no segmento de Eco Turismo (atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural).
 
 
A estrada que leva até Bom Jardim é muito bonita onde se pode respirar ar puro, observar belas árvores, pássaros e alguns animais. Longe dos prédios, casas, barulho da cidade, engarrafamentos ou poluição sonora e visual. Saindo de Cuiabá, o trajeto dura cerca de 2 horas sem pressa.
 
Cuidado com os animais
 
Dica: dirigir com cautela na região principalmente à noite, pois são muitos os animais que cruzam a estrada na frente dos veículos.  
 
 
Chegamos no sábado à noite e nos hospedamos na mesma pousada que ficamos na primeira vez que estivemos em Bom Jardim, a Pousada Lagoa Azul, do casal Vicente Campos e Cristina Campos, que também possuem a agência Anaconda Turismo e o Restaurante Lagoa Azul.
 
No domingo acordamos bem cedo para conhecermos o Rio Triste que é considerado o maior atrativo da região na modalidade flutuação. São vários os rios e locais disponíveis para a prática.
 
 
O Rio Triste fica a 18 km do centro de Bom Jardim (na mesma direção da Cachoeira Serra Azul citada na matéria Conheça Bom Jardim/Nobres um lindo lugar em Mato Grosso/Brasil I Clique aqui e confira ), e está localizado na Fazenda Água Branca. 
 
 
Origem do nome, Rio Triste.
 
Moradores da cidade contam que morava um velhinho muito simpático próximo ao rio. Ele cumprimentava sempre com um sorriso todos que por ali passavam mas, ele ficou doente, faleceu e o rio ficou triste.
 
O acesso é feito por estrada de terra em boas condições.
 
O passeio custa em torno de R$75,00 por pessoa (não inclui transporte).
 
Durante a flutuação no rio que tem um tom azulado e uma água extremamente transparente devido ao fundo de calcário, é possível observar piraputangas, dourados e piaus. E se o visitante tiver sorte, pode encontrar arraias pelo trajeto. Nos tivemos sorte!
 
 “O ideal e apenas flutuar, relaxar, admirar o local e curtir a paisagem com calma” orienta Izaias Pedroso de Almeida, proprietário da Pousada Bom Jardim.
 
Para o passeio, o local fornece colete salva-vidas, máscara com snorkel e calçado adequado.
 
 
A flutuação dura em média 1 hora e meia, e é necessário a presença de um guia.
 
A sensação que tive foi de paz e tranquilidade. Como se estivesse flutuando em um enorme aquário.
Após completarmos a flutuação e avistarmos macaquinhos pulando de um lado para o outro, voltamos e saboreamos um delicioso almoço.
 
 
No período da tarde do domingo choveu e por isso não foi possível fazer o passeio programado para o dia.
 
Mas, na segunda o sol amanheceu brilhando e fomos fazer a tirolesa. Uma modalidade de esporte radical de aventura capaz de provocar diversos sentimentos como, medo, diversão, adrenalina, liberdade, desafio, alegria e outros.
 
Para chegar ao ponto de partida da tirolesa é preciso caminhar por uma trilha de 250 metros, 60 deles morro a cima. Mas vale a pena pela aventura e pelo belo visual.
 
Depois de todos “paramentados” com os equipamentos de segurança, fomos em direção ao ponto de partida da tirolesa de 700 metros de extensão por 60 metros de desnível montada no Morro do Cruzeiro situado a poucos metros da vila.
 
“Você só tem que se deixar cair para deslizar com toda velocidade pelos ares e desfrutar dessa sensação de liberdade em contato com a natureza”. Explica o instrutor Rodrigo de Lara Haack.
 
“Os equipamentos utilizados na tirolesa do Morro do Cruzeiro são muito seguros e usados em duplicidade para eliminar qualquer risco de queda” diz Alfeu Haack , idealizador da tirolesa. Atenção esse atrativo está desativado. 
 
Equipamentos
 
Três ou quatro dias são suficientes para conhecer todos os atrativos que estão abertos à visitação, mas deve se considerar o fator climático, pois os pontos como cachoeiras ou locais de flutuação podem ficar inacessíveis se o tempo estiver chuvoso.
 
No entanto, tudo tem sua beleza, por isso há quem prefira a época da cheia para ver as cachoeiras com mais força e os rios com volume maior de água.
 
O lugar conta com uma população de pouco mais de 500 habitantes e apesar de ser pequeno possui boas opções de acomodações e algumas alternativas de restaurantes.
 
Opção de Hospedagem em Bom Jardim
 
A Pousada Lagoa Azul oferece quartos confortáveis com ar condicionado, frigobar, Tv e Wi-Fi gratuito além de um ótimo café da manhã. A Lagoa Azul conta com  restaurante e agência de turismo onde oferece vários pacotes de passeios e também guias para acessar os atrativos.
 
Nobres Pousada Lagoa Azul
 
A pousada esta localizada na avenida principal s/n centro. Para mais informações no telefone: (65),9969-0259. 
 
A vila também conta com a Pousada Bom Jardim, considerada uma das melhores opções de acomodações da região.
 
A pousada oferece quartos confortáveis com ar condicionado, frigobar, Tv e Wi-Fi Gratuito.
 
Contato (65) 9689-7033/9989-7968.
 
Gastronomia
 
O restaurante Lagoa Azul (local onde fizemos nossas refeições), oferece diversos tipos de pratos e porções saborosas por ótimos preços.
 
Pratos que custam em média R$ 25 por pessoa.
 
Formas de pagamento em Bom Jardim: a maioria dos locais aceita cartões diners club, master card, visa débito e também cheque. Mas, não são todos.
 
Em Bom Jardim o celular praticamente não pega contudo, nas maiorias das pousadas há torres individuais e é possível fazer ligações.
 
A vila conta com, supermercado e dois postos de combustíveis,  mas não possui nenhum banco.
 
Saindo de Cuiabá, o melhor modo para chegar à vila Bom Jardim é pela Rodovia Senador Vicente Bezerra Neto– MT 351, (estrada do manso), totalmente asfaltada ou pela cidade de Nobres.
 
Se você quer um dia de aventura e passeios na natureza em companhia da família, namorado/a ou amigos experimente conhecer Bom Jardim/Nobres em Mato Grosso. E depois nos conte a sua experiência.
 
Por Cristina Martins Cruz
 
Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br

Tags Populares



Fale Conosco

Cuiabá Cuiabá/MT
(65) 9964-9239 | (65) 9845-53839 | (65) 3665-3839
contato@conhecendomt.com.br