Plantão
Turismo

Conheça Barra do Garças, a cidade oferece atrativos turísticos para todas as estações do ano

Publicado dia 21/06/2019 às 15h03min | Atualizado dia 25/04/2020 às 01h16min
Barra do Garças é conhecida como o Paraíso das Águas.

Divulgação

Localizada aos pés da Serra Azul, a cidade tem em seu domínio os Rios Araguaia e Garças, possui cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais e outros atrativos turísticos que propicia a prática de diversas modalidades de turismo e tudo isso a faz, um dos municípios com o maior potencial turístico no Estado.  Esta matéria foi publicada no dia  27 de julho de 2015 e republicada em 20/06/2019.
 
 
Situada no Estado de Mato Grosso, (cerca de 508 km da capital, Cuiabá) a cidade de Barra do Garças e conhecida como o Paraíso das Águas. Por possuir um enorme potencial hídrico. 
 
 
A cidade não tem praia, mas as suas vizinhas têm e para colocar os pés na areia basta atravessar a ponte. Na época em que o sul e o sudeste do país estão em pleno inverno, surgem belíssimas praias nas cidades de Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), municípios conurbados com Barra do Garças.
 
Há cerca de 5 km do centro da cidade de Barra do Garças está a praia do Rio Araguaia e um pouquinho mais distante (10 km) está a da Arara, ambas oferecem lazer e diversão para a população local, visitantes e turistas.
 
 
No município o visitante ou turista pode desfrutar do turismo de pesca, aventura, negócios, paraquedismo, voo livre, trekking, ecoturismo e outros. Para o turismo de pesca a cidade oferece a possibilidade do encontro com os grandes peixes típicos da Bacia Amazônica.
 
 
Barra do Garças está à margem esquerda do Rio Araguaia, que delimita as fronteiras de Mato Grosso e Goiás. 
 
 
Durante a temporada de praia é difícil encontrar vagas nos hotéis em Barra do Garças, por ser o município com maior e melhor infraestrutura na região. Os restaurantes, bares e lanchonetes também ficam lotados. A cidade (com uma vida noturna bastante agitada) oferece diversas opções gastronômicas para todos os paladares e bolsos. 
 
 
Na mesma época que acontecem os festivais de praia nas cidades vizinhas, diversos acontecimentos culturais ocorrem em Barra do Garças.                                                     
 
 
 
Uma das vantagens do município e a facilidade que se tem de ter acesso a alguns atrativos turísticos, como é o caso das cachoeiras da Maçonaria e a do Pé-da-Serra localizadas há apenas oito minutos de carro do centro da cidade.
 
 
A primeira está a alguns passos do estacionamento onde é obrigatório deixar os veículos.
Já para ter acesso a segunda é necessário fazer uma pequena caminhada de aproximadamente 25 minutos (dependendo do condicionamento físico da pessoa), para chegar até ela, através de bosques nativos e trilhas que atravessam um córrego de águas cristalinas.
 
 
A cerca de 50 km de Barra do Garças, está situada a Cachoeira Cristal um lugar de rara beleza com diversas piscinas naturais de tamanhos diferentes, ideais para mergulho e contemplação da natureza. No lugar é possível a visualização de belos cardumes de peixes.
 
Turismo religioso
 
Por décadas centenas de pessoas visitaram uma réplica do Cristo Redentor construída no alto da Serra Azul para fazer orações, agradecimentos, pedidos de milagres, curas e bênçãos. 
 
No entanto, o local foi interditado (em 2014) pela secretária estadual de Meio Ambiente (Sema) e os acessos a um dos atrativos turísticos mais visitados na cidade estão fechados.
A imagem do Cristo possui 15 metros de altura e está localizada ha 5 km do centro. 
 
 
O lugar oferece uma linda vista da cidade de Barra do Garças e da união do Rio Araguaia com o Garça e dos municípios vizinhos, Pontal do Araguaia e Aragarças. 
 
 
Os meios de acesso ao Cristo (que está interditado) se faz de carro ou por uma escada de 1,400 degraus que começa no pé da serra e termina no topo num total de 700 metros de altura. 
 
Turismo e Misticismo
 
No Brasil, Barra do Garças é também um dos destinos preferidos dos místicos e estudiosos do assunto. Com diversas comunidades esotéricas instaladas no município, a cidade é conhecida mundialmente como um santuário místico e metafísico.
 
 
O misticismo que paira sobre a região motivou o historiador Valdon Varjão, na condição de vereador pelo município, na década de 1990, a instalar uma pista para pouso de discos ­voadores, pois segundo uma lenda local, a região é pródiga em visitas de extraterrestres.
 
O Discoporto está localizado também na Serra Azul a aproximadamente 800 metros do Cristo Redentor.
 
 
Parque das Águas Quentes
 
Um dos atrativos turísticos mais visitados na cidade é o Parque das Águas Quentes, o local possui piscinas de águas termais, que são uma excelente opção de diversão e entretenimento para pessoas de todas as idades. Localizado há poucos minutos do centro da cidade, o Parque possui piscinas hidrotermais, com temperaturas que variam de 31 a 43 graus. 
 
 
Além dos banhos, o parque oferece uma estrutura composta por bar molhado, restaurante, lanchonete e outras comodidades para os usuários do local.
 
 
Saiba mais sobre Barra do Garças
 
De acordo com informações da prefeitura da cidade, Barra do Garças possui uma população de aproximadamente 90 mil habitantes.
 
Na cidade está a Serra do Roncador, meca do turismo místico. Cercada de mistérios e lendas.
 
O nome “roncador” vem do fato do vento passar pelos paredões rochosos durante a noite, produzindo um som grave que se assemelha ao ronco de uma pessoa dormindo. 
 
No meio da serra há um lago chamado de “O Portal”. Essa lagoa é misteriosa por possuir águas extremamente cristalinas e não haver nenhum ser vivo dentro dela. 
 
A Serra Azul é formada por chapadões, que começa na cidade de Barra do Garças e se estende até a Serra do Cachimbo, no Pará.
 
O Parque Estadual da Serra Azul encontra-se a 4 km do centro da cidade e sua área é de 11 mil hectares.  No local, a fauna e a flora exuberante convivem harmoniosamente com cachoeiras, fendas e cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos, formações rochosas, trilhas belíssimas e bosques nativos.
 
A gruta dos pezinhos se localiza dentro do Parque da Serra Azul a 5 km do centro da cidade, a caverna possui esse nome pois no seu interior possui várias marcas de pés, inclusive no teto, segundo os xavantes, são de um semideus que morou ali a muito tempo. O local só pode ser acessado com a ajuda de guias. 
 
 
O Rio Araguaia é o principal rio da região, sendo o divisor natural dos estados de Mato Grosso, Goiás e Tocantins e tendo contribuído intensamente na história da cidade. 
 
 
O Porto do Baé é o lugar mais movimentado da cidade uma espécie de praça de alimentação com diversos restaurantes, bares e lanchonetes ao seu redor e é também onde são realizados eventos culturais, apresentações artísticas, rodas de capoeira, esportes em quadra de areia, e outros.
 
 
O espaço multiuso, Porto do Baé (situado em frente à praia Quarto Crescente) é composto de arquibancada de concreto, vão livre coberto e arena, com capacidade para cerca de dez mil pessoas.
 
 
Por Gabriela Von Eye
 
 
Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br

Mais Populares

Tags Populares



Fale Conosco

Cuiabá Cuiabá/MT
(65) 9964-9239 | (65) 9845-53839 | (65) 3665-3839
contato@conhecendomt.com.br