Plantão
Turismo

Conheça Campo Novo do Parecis! Você vai se encantar com as belezas do lugar!

Publicado dia 18/06/2019 às 01h46min | Atualizado dia 02/12/2020 às 22h25min
Campo Novo do Parecis está situada em Mato Grosso/Brasil possui cerca de 35 mil habitantes e é o maior produtor de girassol e milho de pipoca nacional.

Cachoeira Salto Utiariti em Campo Novo do Parecis-Mato Grosso

Minha missão é divulgar as belezas do meu querido estado de Mato Grosso, para o maior número de pessoas possível e hoje vou mostrar e contar para você, um pouco, sobre alguns atrativos turísticos localizados em Campo Novo do Parecis.
 
Partindo de Cuiabá leva-se de 5h a 6h para chegar ao município de Campo Novo do Parecis a 390 km da capital de Mato Grosso, a cidade que é um dos 141 municípios do Estado e que possui dezenas de belezas naturais.
 
E se você tiver sorte, vai passar por imensas plantações de girassóis enfeitando as estradas que dão acesso a cidade.
 
Estive na cidade de Campo Novo do Parecis no fim de maio de 2015 (época da floração) e fiquei encantada com as plantações de girassóis.
 
A nossa primeira visita foi a Cachoeira Salto Belo Localizada em terra indígena a 74 km da cidade, próximo as aldeias Sacre II e Bacaiuval.
 
 
A cachoeira formada por águas límpidas e transparente do rio Sacre possui 45 metros de queda livre e é ideal para a prática de esportes de aventura, como raffting, canoagem, flutuação, mergulho e outros.
 
O lugar é também uma área de grande interesse cultural e ecológico, com potencial para o turismo étnico.
 
Em 2008, Pedro Oliva realizou uma grande façanha. O esportista aventurou-se descendo de caiaque a cachoeira Salto Belo, conquistando (na época), o Record mundial de caiaque extremo.
 
 
Um pouco mais afastada do centro da cidade de Campo Novo do Parecis está situada a cachoeira Salto Utiariti, uma das maiores e mais belas cachoeiras do Estado de Mato Grosso.
 
 
A belíssima cachoeira, também situada em terras indígenas, esta localizada a cerca de 96 km do centro da cidade, e é formada pelas águas do Rio Papagaio, divisor natural dos municípios de Campo Novo dos Parecis e Sapezal, possui uma queda livre de mais de 90 metros de altura, com enorme volume de água.
 
Uma das coisas que também chama a atenção é o formato da cachoeira que se parece com o mapa do Brasil.
 
 
O lugar possui mata nativa ainda bastante preservada composta por uma rica biodiversidade. O Salto Utiariti possui grande potencial para o safári fotográfico, ecoturismo, observação de pássaros e turismo de aventura.  
 
 
Fui convencida pela Equipe Vertical que a descida de rapel é segura e resolvi experimentar, a calma e a paciência do instrutor Ademar me deu coragem e autocontrole para encarar a descida da cachoeira Salto Utiariti.
 
A sensação? é difícil de descrever porque são muitas, mas a maior de todas é a de auto-superação.
 
 
Ademar Gomes Laurindo (Ademar Rapel), possui técnica e profissionalismo adquiridos em mais de 10 anos de experiência como instrutor de Rapel.
 
 
Nosso último passeio foi na Aldeia quatro Cachoeiras habitada pelos índios Parecis.
 
 
O local possui trilhas que possibilitam o contato com a flora e a fauna local.
 
Aldeia quatro cachoeiras em Campo Novo do Parecis cacique
 
O cacique da Aldeia quatro Cachoeiras Narciso Nizoqero, é defensor da preservação ambiental. ” Temos prazer em receber turistas na nossa aldeia para mostrar nossa cultura nossas belezas e nossos costumes mas têm que respeitar os nossos bichos e não tirar nada das nossas matas, temos que preservar a natureza bonita né”, comenta o líder da aldeia com 98 moradores, todos parentes entre si. 
 
 
A aldeia está situada as margens do Rio Verde, onde se encontra o monumento (em forma de totem) símbolo da passagem da tocha dos Jogos Pan Americanos. O totem representa o intercambio cultural e o respeito às culturas.
 
 
De acordo com João Ricardo, Chefe de Planejamento e Fomento ao Turismo da cidade de Campo Novo do Parecis, todos os atrativos turísticos citados na matéria só podem ser acessados mediante autorização prévia e acompanhamento de um condutor local, por estarem situados em áreas indígenas. 
 
Departamento de Turismo de Campo Novo do Parecis (65): 3382 -2488. 
 
 

Etnoturismo em  Campo Novo do Parecis

 
A maioria dos atrativos turisticos situados no municipio estão localizados em terras indígenas e isso tem propiciado o desenvolvimento do etnoturismo (modalidade de turismo em que os viajantes vivenciam os costumes e a cultura dos povos indígenas) na região.
 
Uma das principais atividades da aldeia Wazare, 
 68 km do centro da cidade, 
é o turismo indígena, onde por meio de danças, cantos, histórias míticas, pinturas corporais, esportes tradicionais e comercialização de artesanato, a cultura dos Paresí-Haliti é apresentada aos turistas, no pacote também se inclui passeio de barco e banho de rio.
 
 
A Aldeia Indígena Salto da Mulher, localizada a 80 km do município, que abriga uma linda cachoeira, batizada com o mesmo nome do lugar também desenvolve o etnoturismo em Campo Novo do Parecis.
 
 
Saiba mais:
 
Campo Novo do Parecis está situada em Mato Grosso/Brasil possui cerca de 35 mil habitantes e é o maior produtor de girassol e milho de pipoca nacional.
 
Confira algumas opções de onde comer em Campo Novo do Parecis:
 
 
Golden Chopp
 
O Restaurante e Choperia  Golden Chopp oferece aos seus clientes, pratos á la carte, porções, lanches, pizzas, caldos, massas, comida japonesa, frutos do mar,  e outros.
 
Endereço Avenida Mato Grosso, no Jardim Nossa Senhora Aparecida no centro de Campo Novo do Parecis,(390 km da capital de Mato Grosso). Funciona de quarta a segunda das 16h ás 24h.
 
Telefone: (65) 3382-3495 ou 3382-4294.
 
 
Dom Augusto
 
O restaurante Dom Augusto oferece diversos tipos de pratos a exemplo, pizza, lanches, porções, caldos, saladas e outros.
 
Telefone para contato: (65)3382-3938/9954-0605 ou 9955-7182.

Restaurante Multi-bar

Oferece o PF mais bem servido e saboroso de Campo Novo do Parecis outra especialidade da casa é a super panqueca. 

O lugar oferece musica ao vivo todas as sextas.

Telefone para contato: (65) 3382-4479 ou 9913-3566.

Endereço: Avenida Brasil 569 NE no centro de Campo Novo do Parecis.

 

DR Restaurante

 

O DR Restaurante e Conveniência serve almoço com churrasco no sistema sirva-se à vontade e também a quilo de segunda a sábado das 11h às 14h. A noite abre de segunda a sábado das 7h30 às 23h com salgados, petiscos e chopp 

Está localizado na Avenida Brasil esquina com a Rua Belém no centro de Campo Novo do Parecis.

Telefone: (65) 3382-4152.

Confira algumas opções de hospedagem em Campo Novo do Parecis:

Marion Pallace Hotel

O Marion Pallace Hotel possui a maior e melhor infraestrutura da região.

Os apartamentos do Marion Pallace Hotel são amplos espaçosos, aconchegantes e confortáveis seus funcionários, atenciosos e prestativos sempre atentos as necessidades dos hóspedes. 

Endereço: Avenida Rio Grande do Sul,538 NE – Centro

Telefone para contato e reservas: (65) 3382-2234/ 3382-2666.

E-mail hotelmarion.reservas@hotmail.com

Para mais informações clique aqui! E acesse o site do Marion Pallace Hotel.

Hotel Monoky

O Hotel Monoky oferece boas acomodações para viajantes a trabalho ou a passeio e é uma boa opção de hospedagem para quem não faz questão de luxo, mas não dispensa conforto, ambiente limpo, café da manhã completo e segurança.

Está localizados na Avenida Lions Internacional, número 151 NE, Jd. Alvorada em frente ao Detran e aos fundos da Pampa Valtra.

Telefone para contato e reservas: (65) 3382-4646/65 9977-6676 ou pelos e-mails hotelmonoky@hotmail.com e crisbiava@hotmail.com

Para acessar mais informações e fotos do Hotel Monoky:clique aqui! 

Preços especiais para representantes comerciais.

Hotel Realeza

O Hotel Realeza localizado na avenida Rio Grande do Sul número 105 possui localização privilegiada.

Esta próximo a restaurantes, lanchonetes, supermercado, bancos, correio e postos de combustíveis.

Os hospedes do Hotel Realeza conta com estacionamento fechado, internet e circuito interno de tv.

Telefone para reserva (65), 3382-2428/9610-2993 ou pelo e-mail hotelrealeza1@hotmail.com

Dica de onde abastecer seu carro em Campo Novo do Parecis:

Posto de combustível Marion

Os combustíveis oferecidos no posto Marion passam por um rigoroso controle de qualidade garantindo, assim, um combustível de qualidade para o cliente.

Banheiros limpos e perfumados.

Os banheiros do Posto Marion possuem alto padrão de higiene para proporcionar ainda maior conforto e bem estar aos clientes.

Os funcionários são atenciosos, prestativos, rápidos e oferecem sempre o melhor atendimento.

Endereço: Rod Mt 170, s/n km 77 – Centro – Campo Novo Do Parecis, Mato Grosso

 

Por Gabriela Von Eye

 

Etnoturismo em  Campo Novo do Parecis

 

Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br

Mais Populares

Tags Populares



Fale Conosco

Cuiabá Cuiabá/MT
(65) 9964-9239 | (65) 9845-53839 | (65) 3665-3839
contato@conhecendomt.com.br