Plantão
Turismo

Conheça o circuito de cachoeiras em Chapada dos Guimarães

Publicado dia 18/06/2019 às 01h40min | Atualizado dia 21/01/2020 às 12h44min
Pelo Circuito também é possível conhecer a Casa de Pedra, de aproximadamente 40 m2.

Cachoeira das Andorinhas em Chapada dos Guimarães

Iniciamos nosso passeio por volta das 10h da manhã pelo circuito de cachoeiras do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães que é também conhecido como caminho das águas.
 
Nesse passeio a caminhada é de aproximadamente 4 km.
 
Pelo Circuito também é possível conhecer a Casa de Pedra, de aproximadamente 40 m2. Ela é uma gruta formada por rochas areníticas cavadas pelas águas do Rio Independência, e ainda conserva vestígios de inscrições rupestres.
 
A Primeira cachoeira do circuito que o Guia Alfredo Amaral, nos apresentou foi a 7 de setembro, localizada sob árvores, possui um banco de pedras embaixo da queda, com relação as outras é rasa, mas muito bonita e também é um ótimo local para banho.
 
A segunda, maior e mais bonita que a primeira se chama cachoeira do Pulo, mede de cerca de 2,5 metros de altura e também pode ser usada  para nadar. Nela é possível ir até a queda d’água e receber uma massagem natural. 
 
O nome da queda-d’água, se deve aos visitantes que, tinha como costume pular do  alto da cachoeira. Hoje não é mais permitido por questões de segurança, pois o rio acumulou areia e folhas no seu interior e acabou por tornar o lugar muito raso. 
 
Prainha
 
A cachoeira mais baixa do circuito possui uma praia bem agradável ideal para descansar das horas de caminhada e foi a terceira a ser mostrada por nosso guia.
 
Cachoeira das Andorinhas a última pela qual passamos, é uma das mais altas e mais bonita, com aproximadamente 30 metros de queda d’água. Era a preferida dos hippies no ano de 1980, onde acampavam e chegavam a passar meses. 
 
Tem um poço ótimo para nadar e segundo informação do guia, proporciona uma ótima massagem natural. É uma cachoeira imperdível nas trilhas do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. No lugar o visitante pode, alem de conhecer, tomar banho. (Nós não desfrutamos do prazer de mergulhar na água pois, estava muito fria). 
 
O acesso a Cachoeira das Andorinhas requer um grande esforço físico, tanto na descida, quanto na subida. 
 
A Cachoeira Véu de Noiva, possui uma queda de 86 m, é o cartão postal da cidade. Sua beleza pode ser admirada de um mirante próximo de onde também se avista um impressionante Canyon.
 
A linda cachoeira que fica no meio de um paredão dourado, faz jus ao nome, pois o seu formato é de um fino e longo véu de noiva.
 
 
Comida boa e barata em Chapada dos Guimarães.
 
 
O Restaurante Popular é a sugestão do portal conhecendomt.com.br para quem quer comer bem e pagar pouco em Chapada dos Guimarães.
 
O local serve refeições saborosas no sistema sirva-se a vontade. O restaurante Popular está localizado na Rua Cipriano Curvo, 683, no centro de Chapada dos Guimarães.
 
Telefone para contato (65) 3301-1109 ou (65)9216-4882.
 
Informações sobre a cidade de Chapada dos Guimarães.
 
 
De acordo com informações, a cidade de Chapada dos Guimarães possui, 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras, 3.300 km² de Parque Nacional, 2.518 km² de Área de Proteção Ambiental, duas reservas estaduais, dois Parques Municipais, duas estradas-parque, 157 km de paredões, 42 imóveis tombados pelo Iphan, 38 espécies endêmicas.
 
Localiza-se a uma latitude 15º27’38” sul e a uma longitude 55º44’59” oeste, estando a uma altitude de 811 metros. Sua população estimada em 2010 era de 17 799 habitantes. Possui uma área de 6249,44 km². É o segundo município mais alto de Mato Grosso.
 
A igreja Nossa Senhora de Sant´Ana, construída em 1779, é considerada a mais antiga construção de Chapada.
 
O município já foi o maior do mundo e hoje abriga com carinho os amantes da natureza e por tudo isso é um dos principais destinos turísticos do país. Reconhecido internacionalmente como pólo do ecoturismo.
 
A Praça Dom Wunibaldo, localizada no centro da cidade, é o ponto de encontro de moradores e turistas.
 
O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães está localizado entre os municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães, no Estado do Mato Grosso/Brasil. Possui cerca de 33 mil hectares além de abrigar as nascentes de dois importantes rios do estado, o Coxipó e o Manso.
 
É uma das maiores reservas de proteção ambiental do pais. Possui uma natureza exuberante, formada por despenhadeiros, cavernas, cachoeiras, sítios arqueológicos, paredões, piscinas naturais e também uma enorme riqueza em matéria de fauna e flora. 
 
A Reserva Ambiental  foi criada no dia 12 de abril de 1989, com o objetivo de proteger uma grande variedade de vegetação, diversas espécies de peixes, aves e mamíferos, catalogadas até 2008. 
 
Na Chapada existem diversas opções de hospedagem o Camping Oásis, é uma das mais baratas o lugar é simples, mas, ainda assim é um dos melhores nessa modalidade. 
 
O  Camping, que possui banheiro feminino e masculino com chuveiro quente,  fogão à lenha que pode ser usado por quem está acampado, tanque para lavar roupa e até uma geladeira comunitária, está localizado no centro da cidade próximo a comércios, bares e restaurentes.   “Aqui fazemos questão que os visitantes façam a separação do lixo (plástico, vidro e outros), explica Maria Goreti, proprietária do local.
 
Contato: 9977-0044.
ttp://www.campingoasis.com.br/
 
Dicas Importantes
 
A cidade de Chapada possui apenas duas agências bancarias, Banco do Brasil e Bradesco, além de uma casa lotérica que atende pela Caixa Econômica. A maioria dos estabelecimentos comerciais não aceitam cartões de crédito, por isso é importante se programar e sacar dinheiro em Cuiabá.
 
Devido à enorme dimensão do território da Chapada dos Guimarães, programar uma viagem na região requer uma atenção especial. O casal Rosan chaves Silva Junior e Nariel Iatskiu no comando da agência de turismo Chapada Off Road são exemplo de profissionalismo e dedicação com os seus clientes.
 
De forma acolhedora e simpática, atendem, organizam e dão todo suporte necessário para o turista ter acesso aos atrativos.
 
Pacotes completos, com passeio, alimentação e hospedagem, podem ser adquiridos pela internet através da agência de turismo Chapada Off Road. 
 
Endereço, rua Quinco Caldas, nº 164
Bairro, centro – Chapada dos Guimarães/MT
CEP: 78195-000.
Telefone: (65) 3301-2441 – (65) 9617-6617 
Site:www.chapadaoffroad.com.br
Email: atendimento@chapadaoffroad.com.br
Serviços: Arvorismo, Canoagem, Escalada, Paint Ball, Rapel, Tirolesa e outros.
 
Acesso à Chapada de carro:
 
Para chegar em Chapada dos Guimarães saindo de Cuiabá, em veiculo próprio, o condutor deve seguir pela (MT-251) Rodovia Emanuel Pinheiro até chegar na cidade.
 
Acesso aéreo: 
 
Existem diversos vôos saindo de todas as capitais brasileiras para Cuiabá, diariamente em vôos diurnos e noturnos.
 
Táxi:
 
Um táxi da rodoviária de Cuiabá até Chapada sai por volta de R$ 140,reais.
 
De Cuiabá para Chapada, a Viação Rubi, e o Expresso Chapadense fazem a viagem em 1 hora nos ônibus convencionais, e 1h30 no tipo “urbano”.
 
 

Por Gabriela Von 

 
Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br

Mais Populares

Tags Populares



Fale Conosco

Cuiabá Cuiabá/MT
(65) 9964-9239 | (65) 9845-53839 | (65) 3665-3839
contato@conhecendomt.com.br