Turismo em Mato Grosso
Quando a quarentena acabar, 20 destinos turísticos para visitar em Mato Grosso
Publicado dia 22/04/2020 às 22h36min | Atualizado dia 25/04/2020 às 01h13min
O Portal conhecendomt.com selecionou 20 dicas de cidades situadas no Estado de Mato Grosso, que possuem atrativos turísticos, para aquela viagem romântica ou em família.
Cachoeira das Andorinhas em Aripuanã
Tradicionalmente, quando se fala em turismo em MT os municípios mais lembrados são, Chapada dos Guimarães, Poconé, (por ser o lugar onde está localizado o pantanal mato-grossense) e nos últimos tempos tem se falado também em Nobres. Essas cidades são as mais próximas da capital. Mas se você tiver tempo, vale muito a pena conhecer municípios mais afastados e com belezas que farão valer cada km percorrido. Então vamos as dicas!
01-Chapada dos Guimarães
Há cerca de 64 km partindo de Cuiabá, capital de MT, esta situada, a linda e mística Chapada dos Guimarães, um lugar de incontáveis atrativos naturais e uma rica biodiversidade, que contempla diversas espécies da fauna, flora e do Cerrado. E, isso, a torna inesquecível para quem tem a oportunidade de conhecê-la.
02-Poconé
O município de Poconé situado a cerca de 95 km da capital, está localizado entre os rios Paraguai e Cuiabá, e é o principal acesso ao Pantanal Norte.
O Pantanal é considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, mas apresentando maior número de indivíduo por espécie.
Não existem dados exatos da quantidade de espécies de aves, mamíferos, peixes , répteis, plantas ou borboletas existentes no Pantanal. Algumas pesquisas dizem que o lugar abriga mais de 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas entre outros.
03-Jaciara
Jaciara (144 Km de Cuiabá) é cercada de belezas naturais que enchem os olhos e deixam os turistas e visitantes admirados, encantados, deslumbrados, extasiados…
O pequeno município possui riquezas naturais (ainda pouco exploradas), que proporcionam um encontro único do homem com a natureza.
04-Juscimeira
Situada a 14 km do centro da cidade, o cartão postal do município de Juscimeira (localizada a cerca de 157 Km ao Sul de Cuiabá) é a bela Cachoeira do Prata. O acesso a cachoeira é gratuito. Segundo informações, a cachoeira do Prata possui cerca de 20 metros de altura.
05-Dom Aquino
Além de possuir dezenas de belezas naturais, Dom Aquino (172 Km de Cuiabá, capital de MT) ainda detém o título de maior reserva de água mineral do planeta.
Em seus domínios são encontrados, cânions, cavernas e cachoeiras que oferecem ótimas condições para a prática de diversas modalidades de turismo entre elas o de aventura, como rapel, escalada, trilhas e outros.
06-Nobres
Apesar de Nobres possuir a fama de abrigar diversos atrativos de belezas naturais, o destino onde estão ,realmente, é Bom Jardim, um pequeno distrito localizado a cerca de 65 km da cidade de Nobres e 160 km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso.
O lugar é um dos mais procurados por turistas em busca de contato com a natureza, por ainda possuir uma enorme quantidade de aves e animais típicos do Pantanal e dezenas de atrativos no segmento de ecoturismo (atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural).
07-Rondonópolis
O município de Rondonópolis (210 km da capital de Mato Grosso) também possui lugares encantadores, um deles está situado no Assentamento Carimã, na zona rural da cidade.
No assentamento estão situadas nove belíssimas cachoeiras, perfeitas para quem busca lazer em contato com a natureza.
08-Primavera do Leste
Um enorme lago com águas cristalinas de tons azul e verde, cercado por uma vegetação preservada, assim é o atrativo turístico mais encantador da cidade de Primavera do Leste (cerca de 245 km de Cuiabá).
Segundo informações, o local que é propício para a prática de mergulho com cilindro, cenário para fotos ou apenas para contemplação da natureza, possui cerca de 4 metros de profundidade.
09-Cáceres
Mato Grosso oferece excelentes lugares para os amantes da pesca e a cidade de Cáceres (214 km de Cuiabá), é um deles.
A pesca esportiva atrai, anualmente, turistas de todo o Brasil e até do exterior a Cáceres. No entanto, a cidade não oferece apenas o turismo de pesca (como muitos pensam), o lugar também possui ótimas opções para a prática do turismo histórico, visitas a sítios arqueológicos, observação da fauna e flora, sem falar na gastronomia e na vida noturna, bastante animada. Alem disso, a cidade abriga a Dolina da Água Milagrosa, uma piscina de águas cristalinas, de um tom que oscila entre o azul turquesa e o verde esmeralda dependendo da época do ano. um dos melhores pontos de mergulho do Mato Grosso. um lugar que fascina a todos que a visitam.
10-Tangará da Serra
Situada em Tangará da Serra (245 km da capital de Mato Grosso) a Cachoeira Salto das Nuvens, formada pelo Rio Sepotuba, forma uma praia natural de água doce.
A Cachoeira Salto das Nuvens, situada a 25 km da cidade de Tangará da Serra, é um espetáculo da natureza.
11-Mirassol D'Oeste
O Balneário Lago Azul localizado em Mirassol D'Oeste, município situado a cerca de 270 km de Cuiabá, é um dos lugares que merecem uma visita.
Quando estive no local, fiquei encantada com as piscinas naturais de águas cristalinas de coloração azulada, que nunca ficam sujas.
Clique aqui e veja mais fotos e informações!
12-Rio Branco
O município de Rio Branco, (325 km de Cuiabá), também é uma das cidades que compõem a Rota da Águas na região oeste de MT. Alem da cachoeira, a atração do lugar é o "Poço Azul" uma piscina natural de águas cristalinas.
13-Salto do Céu
Salto do Céu, a 370 km a Oeste de Cuiabá, é cercada de cachoeiras.
A Cachoeira, batizada com o mesmo nome do município, que enfeita o centro da cidade, possui cerca de 20 metros e é o cartão postal da localidade.
14-Reserva do Cabaçal
Reserva do Cabaçal (380 km de Cuiabá) possui incontáveis belezas naturais que deixam apaixonados os que têm a oportunidade de conhecê-las.
A cachoeira Chuva de Prata, com cerca de 35 metros de queda livre é uma das mais belas situadas no município.
15-Campo Novo do Parecis
Partindo de Cuiabá leva-se de 5 a 6h para chegar ao município de Campo Novo do Parecis (390 km da capital de MT). Entre os 141 municípios do Estado, a cidade é uma das mais privilegiadas, pois abriga dezenas de belezas naturais. Entre elas uma das cachoeiras mais bonitas de Mato Grosso.
E se você tiver sorte (a mesma que eu tive) vai passar por imensas plantações de girassóis enfeitando as estradas que dão acesso a cidade.
16-Barra do Garças
Situada a cerca de 508 km de Cuiabá, a cidade de Barra do Garças e conhecida como o Paraíso das Águas. Por possuir um enorme potencial hídrico.
Localizada aos pés da Serra Azul, a cidade tem em seu domínio os Rios Araguaia e Garças, possui cachoeiras, cavernas, grutas, montanhas, matas nativas, águas termais e outros atrativos turísticos que propícia a prática de diversas modalidades de turismo e tudo isso a faz um dos municípios com o maior potencial turístico no Estado.
17-Pontal do Araguaia
Mato Grosso é um Estado rico em atrativos turísticos naturais, e um deles é a bela Praia da Arara, localizada em Pontal do Araguaia
Uma praia com areia branca e fofa, pessoas de todas idades bonitas e descontraídas é o que o visitante e turistas encontram em Pontal do Araguaia (cerca de 518 km de Cuiabá, capital de MT).
Na cidade acontece, anualmente, um festival de praia que dura em torno de dois ou três meses.
18-Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso
O lugar possui belezas naturais de tirar o fôlego, sua história, seu povo e sua cultura encantam os visitantes.
Sua cultura rica e suas incríveis belezas naturais fazem valer muito cada um dos 525 km que a separam da segunda e atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá.
19-Juína
Juína está situada a cerca de 750 Km de Cuiabá, capital de Mato Grosso/Brasil, porem a sua maior atração turística se-localiza em Fontanillas, a cerca de 60 Km do centro da cidade.
Em Juína está situado o Rio Juruena, um dos mais imponentes e importantes do Estado.
Ao longo do rio, que é um dos mais limpos do Estado se formam ilhas com pequenas praias de areias branca, que são um convite ao relaxamento, uma caminhada romântica, ou apenas a contemplação da natureza.
20-Aripuanã
Em Aripuanã, município localizado a cerca de 998 km de Cuiabá, as belezas naturais dignas de cartão postal enchem os olhos dos amantes da natureza.
Paredões de pedra cortando a paisagem, rios cristalinos e belíssimas cachoeiras são alguns dos atrativos da cidade.
A cidade oferece ótimas condições para a prática de diversas modalidades de turismo entre eles o de aventura, como rafting, rapel, boia-cross, escalada, caiaque e outros.
Por Gabriela Von Eye
Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br