Turismo em Mato Grosso
Lagoa Azul, oásis de águas cristalinas é um dos mais novos atrativos turísticos de Mato Grosso
O lugar também é chamado de Lagoa Encantada
Um enorme lago com águas cristalinas de tons azul e verde, cercado por uma vegetação preservada, assim é o mais novo atrativo turístico de Mato Grosso, que tem encantado os visitantes. Aberta recentemente à visitação pública, cerca de 6 meses, a Lagoa Azul, que também é chamada de Lagoa Encantada, está localizada há 35 km do centro da cidade de Primavera do Leste. O lugar é formado por nascentes de água chamadas de fervedouros que deságuam no Rio das Mortes. Fervedouros são nascentes de rios subterrâneos que, geralmente, não têm espaço para vazão da água e, por isso, formam uma espécie de piscina natural. O nome do fenômeno é Ressurgência.
Segundo informações, o local que é propício para a prática de mergulho com cilindro, flutuação com auxílio de colete salvas vidas, cenário para fotos ou apenas para contemplação da natureza, possui cerca de 4 metros de profundidade.
No lugar, que abriga pequenos peixes, como tucunaré, traíra, cará e até cágados também é composto por algumas espécies de algas de água doce.
Estrutura local
"Estava ansiosa para conhecer a Lagoa Azul, a beleza do lugar superou todas as minhas expectativas, o Wellington da América Central Tur, é muito simpático e atencioso e nos proporcionou um passeio maravilhoso. Eu e meu marido nos divertimos bastante. O ponto negativo é somente com relação a estrutura do local acho que eles deveriam investir mais em facilidades para os turistas, seria muito bom se tivesse um restaurante nas proximidades", relatou a contadora Mônica Oliveira Lisboa, que estava na companhia do marido, o engenheiro Atila Queiroz Fogaça.
"É importante frisar que a estrutura do lugar não é adequada para receber visitações, não possui um local para recepcionar e orientar os visitantes sobre o uso dos equipamentos, não tem salva vidas, para um possível caso de afogamento, não tem banheiros adequados, não tem lixeiras suficientes, além disso não possui nenhum lugar nas proximidades para comprar alimentos ou pelo menos uma garrafinha de água", mas apesar de toda essas deficiências e falta de investimentos, a beleza natural do lugar é incrível! E tem um grande potencial para se tornar um dos melhores atrativos turísticos de Mato Grosso", apontou a estudante de turismo, Jessy Dias.
A entrada na Lagoa Azul sai ao custo de R$ 100 por pessoa, com direito a colete e máscara de snorkel. Mas é importante agendar através de agências de turismo, pois o local não está aberto à visitação todos os dias da semana.
Como chegar na Lagoa Azul? Partindo de Cuiabá, são cerca de 245 km, aproximadamente, 3 horas de carro até Primavera do Leste, depois, partindo da rodoviária da cidade, são mais 35 km até chegar no local onde fica os automóveis estacionados. Do lugar onde fica os veículos até o atrativo são apenas alguns metros de distância.
Melhor época de visitação? Nos do portal conhecendomt, visitamos o local no mês de janeiro, época de muita chuva, mesmo assim, a água do lugar estava cristalina.
Ficou interessado? Quer conhecer? Nós indicamos a América Central Tur de propriedade do Wellington Oliveira, que organiza passeios com destinos a diversos atrativos turísticos situados nos municípios matogrossenses, com transporte de ida e volta. Telefone para contato: (65) 9-9693-3695.
Se você decidiu que vai conhecer o lugar, não se esqueça de levar lanche, frutas, bebidas, água, pois, como já foi dito, no local não tem onde comprar comida.
Leve também, roupas de banho, biquíni, maiô... mais de um look pra tirar muitas fotos, pra você poder fazer vários posts.
O calçado ideal para você fazer seu passeio na Lagoa Azul é chinelo ou sandália que possam molhar.
Por Gabriela Von Eye