Plantão
Turismo em Mato Grosso

Confira fotos de 40 cachoeiras situadas no Estado de Mato Grosso

Publicado dia 22/01/2020 às 18h29min | Atualizado dia 23/01/2020 às 14h31min
As cachoeiras são ótimas opções para quem deseja fugir para se refrescar do calor de Cuiabá

Foto: Cachoeira Salto Utiariti em Campo Novo do Parecis por conhecendomt

Mato Grosso abriga quedas d’água exuberantes, que vão muito além da famosa cachoeira véu de noiva em Chapada dos Guimarães. Elas são uma alternativa refrescante para quem deseja fugir da escaldante Cuiabá, capital de MT. Nós do portal conhecendomt.com.br fizemos uma seleção de belas cachoeiras que já tivemos a oportunidade de fotografar em Mato Grosso, e vamos mostrar para você. Matéria públicada em 28 de julho de 2016 e atualizada em 22 janeiro de 2020.
 
 
Em Chapada dos Guimarães registramos a beleza de cinco cachoeiras.
 
01- A cachoeira do Pulo, que mede de cerca de 2,5 metros de altura, desaguando em uma piscina natural, pode ser usada  para banhos. Nela é possível receber uma massagem natural. 
 
02-Com aproximadamente 6 metros de altura, a Cachoeira dos Namorados está situada em um local mais reservado. Ela fica a apenas 50 metros de uma outra cachoeira chamada de Cachoeirinha. O acesso às cachoeiras é gratuito.
 
03-Com seus 18 metros de altura, a Cachoeirinha é aberta a visitação e o visitante pode até tomar banho.
 
04-A Cachoeira das Andorinhas (30 metros) faz parte do circuito das cachoeiras em Chapada dos Guimarães, composto por sete cascatas.
 
05- A Véu de Noiva é o Principal cartão-postal do município de Chapada dos Guimarães, a cerca de 60 km de Cuiabá. Possui 86 metros de queda livre e só pode ser admirada de um mirante a 550 metros do estacionamento do parque. 
 
 
06- A cidade de Jaciara (144 Km de Cuiabá) é repleta de cachoeiras e trilhas paradisíacas. Entre as cachoeiras existentes no município estão a Cachoeira da Fumaça com três lindas quedas, sendo a maior, com 30 metros.
 
07- A beleza da Cachoeira da Mulata situada em Jaciara está em suas enormes piscinas naturais.
 
 
Situada a 14 km do centro da cidade, o cartão postal do município de Juscimeira (cerca de 155km de Cuiabá) é a bela cachoeira do Prata.
 
08-Cachoeira do Prata
 
A cidade de Dom Aquino, (172 Km de Cuiabá) conta com diversas fontes de águas cristalinas e é conhecida como a "Capital da Água Mineral". Alem disso,  o município abriga dezenas de cachoeiras, cânions, cavernas, mirantes e outras belezas naturais. 
 
Algumas das cachoeiras existentes no município são: a Cachoeira da Conceição; a queda d’água com cerca de 8 metros escorre por uma enorme pedra e forma uma piscina natural.
 
09- Cachoeira da Conceição
 
 
Com duas palmeiras enfeitando o lugar, a cachoeira do Neto possui um visual muito bonito. Além de ser ótima para banhos, o lugar é perfeito para os amantes da fotografia.
 
10-Cachoeira do Neto 
 
O lugar é perfeito para quem curte estar em meio às belezas naturais.  O enorme paredão, que enfeita a queda d’água, chama a atenção no lugar e inspira a prática de rapel. 
 
 11-Cachoeira do Borba
 
 
A Cachoeira do Seo Quelé, situada em um ambiente extremante preservado, (cerca de 15 metros) e com o maior volume de água, na minha opinião, é a mais bonita de um circuito composto por 4 quedas d'água.
 
12-Cachoeira do Seo Quelé 
 
13- A Cachoeira Pulo do Gato está localizada em um complexo de cachoeiras, situado a 30 km do centro da cidade de Dom Aquino.
 
14-Entre as belezas naturais, situadas no município de Dom Aquino está a belíssima cachoeira do Potreiro. Dependendo da época do ano, a cachoeira é formada por mais de 5 quedas d'água.
 
15- Além de uma trilha na mata fechada, é preciso subir e descer uma escadaria de 470 degraus para desfrutar da imensa beleza da Cachoeira da Serra Azul de aproximadamente 45 metros.  O atrativo está localizado na Fazenda Santo Antônio (Refúgio Sesc), distante 24 km da Vila Bom Jardim em Nobres, a cerca de 160 km de Cuiabá. 
 
Reserva do Cabaçal (380km de Cuiabá)  possui incontáveis belezas naturais que deixam apaixonados os que têm a oportunidade de conhecê-las.
 
16- A Cachoeira do Tatu situada a cerca de 5km da cidade é uma dessas belezas.
 
 
17- A Cachoeira do Lajeado situada em uma área particular também é um dos atrativos turísticos da cidade.
 
 
18- A encantadora Cachoeira Rabo de Galo possui cerca de 20 metros de altura.
 
 
19- Em um lugar de difícil acesso encontra-se a Cachoeira Salto das Maravilhas (seis metros). Situada na divisa entre os municípios de Reserva do Cabaçal e Salto do Céu. 
 
20- A  cachoeira Chuva de Prata possui cerca de 35 metros de queda livre e é uma das mais belas situadas no município. 
 
Partindo de Cuiabá leva-se de 5h a 6h para chegar ao município de Campo Novo do Parecis a 390 km da capital de Mato Grosso. O lugar é extremamente rico em belezas naturais.
 
21- A Cachoeira Salto Belo (45 metros de queda livre) localizada em terra indígena a 74 km da cidade, próximo as aldeias Sacre II e Bacaiuval é formada por águas límpidas e transparentes do rio Sacre. 
 
22- Um pouco mais afastada do centro da cidade de Campo Novo do Parecis está situada a Cachoeira Salto Utiariti, uma das maiores (mais de 90 metros) e mais belas cachoeiras do estado de Mato Grosso. A cachoeira situada em terras indígenas, está localizada a cerca de 96 km do centro da cidade, e é formada pelas águas do Rio Papagaio.
 
 
23- Aldeia quatro Cachoeiras está situada em um complexo de cachoeiras com o mesmo nome.
 
 
24-Também em  Campo Novo do Parecis, a Aldeia Indígena Salto da Mulher, localizada a 80 km do município, abriga uma linda cachoeira batizada com o mesmo nome do lugar.
 
25-Cachoeira Salto das Nuvens
 
Situada em Tangará da Serra (150 km da capital de Mato Grosso) a Cachoeira Salto das Nuvens, formada pelo Rio Sepotuba, forma uma praia natural de água doce. No local há um restaurante.
 
 
Salto do Céu, a 370 km a Oeste de Cuiabá, capital de MT é cercada de cachoeiras.
 
26- A Cachoeira, batizada com o mesmo nome do município, que enfeita o centro da cidade, possui cerca de 20 metros e é o cartão postal da localidade. 
 
 
27-  Bem próximo do centro da cidade (4 km) encontra-se a Corredeira Salto das Nuvens, que em alguns trechos se transforma em cascatas.
 
 
28- Com várias quedas, a cachoeira Alto Alegre é tão linda que provoca alegria em quem a conhece.
 
 
29- A cachoeira córrego Rico situada em um lugar de extrema beleza. Possui cerca de 70 metros de altura em suas três quedas e conta ainda com lindas piscinas naturais com água que alterna de cor conforme a luz do sol, em determinados momentos fica azul e em outro verde.
 
 
O município de Rio Branco, (325 km de Cuiabá), também é uma das cidades que compõem a Rota da Águas na região oeste de MT.  A atração da cachoeira do "Poço Azul" é a piscina natural de águas cristalinas.
 
30- Poço Azul em Rio Branco no estado de Mato Grosso 
 
 
O município de Aripuanã localizado a cerca de 998 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, é uma das cidades com maior potencial turístico no estado, por ser rico em belezas naturais.
  
31- Na Cachoeira das Andorinhas a enorme quantidade de pássaros que da nome à cachoeira, impressiona os turistas.
 
 
 32- A cachoeira Dardanelos é incrivelmente bela.
 
 
A cidade de Barra do Garças (508 km de Cuiabá) é conhecida como o Paraíso das Águas. Por possuir um enorme potencial hídrico. Uma das vantagens do município e a facilidade que se tem de ter acesso a alguns atrativos turísticos, como é o caso das cachoeiras da Maçonaria localizada a apenas oito minutos de carro do centro da cidade.
 
 
33- A cachoeira Pé-da-Serra está situada a poucos metros da cascata da Maçonaria.
 
 
34-Cachoeira Pé da Serra em Barra do Garças 
 

35- Cascata da Maçonaria
 
 
A cerca de 50 km de Barra do Garças, está situada a Cachoeira Cristal em um lugar de rara beleza com diversas piscinas naturais de tamanhos diferentes. O lugar é ideal para mergulho e contemplação da natureza.
 
36-Cachoeira Cristal I situada em Barra do Garças
 
Primeira capital de Mato Grosso, a pequena Vila Bela da Santíssima Trindade é um dos municípios com maior potencial turístico no Estado de Mato Grosso. Sua cultura rica e suas belezas naturais fazem valer muito cada um dos 525 km que a separam da segunda e atual capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá. Em Vila Bela registramos as belezas de quatro cachoeiras.  
 
37- A singela cachoeirinha (mede cerca de 50 metros). 
 
38- A linda cachoeira dos namorados com 70 metros de queda livre até parece um cenário de filme. 
 
39-  Localizada em um pequeno cânion, encontramos a cachoeira dos macacos com seus 80 metros de queda livre. 

 

40- A espetacular cachoeira Jatobá, está localizada em um enorme e belíssimo cânion, a maior cachoeira do Estado de Mato Grosso, que alguns dizem ser a quarta maior do Brasil.

A cachoeira do Jatobá possui cerca de 260 a 280 metros de queda livre e aproximadamente 15 metros de largura.

 

Por Cris Cruz

 

 

 
 
Fonte: Fonte:conhecendomt.com.br

Tags Populares



Fale Conosco

Cuiabá Cuiabá/MT
(65) 9964-9239 | (65) 9845-53839 | (65) 3665-3839
contato@conhecendomt.com.br