Museu da UFMT abre vagas gratuitas para curso de pintura em tela

0
113

O Museu de Arte e de Cultura Popular (MACP) da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza inscrições para novas vagas no curso de pintura em tela com o artista M. Kazurayama. O curso é voltado aos interessados em conhecer ou aprimorar suas habilidades de pintura a partir das técnicas de óleo sobre tela ou acrílico sobre tela.

As aulas são no Atelier de Arte Livre do MACP, no Centro Cultural da UFMT. O curso tem cinco meses de duração com aulas semanais. O artista e professor explica que os alunos aprenderão o estilo de pintura japonesa baseada em pintura de paisagens.

O artista
M. Kazurayama tem uma história bastante peculiar. Aos seis anos de idade, presenciou o triste episódio da destruição da cidade de Nagasaki pela bomba atômica lançada pelos Norte Americanos na segunda Guerra Mundial. Morador de Kumamoto, uma província próxima a Nagasaki, o garoto viu ao longe o cogumelo da bomba atômica, uma cena que nunca esqueceu.

Aos 14 anos, começou seus estudos de pintura com mestres japoneses e, em 1961, partiu para o Brasil. Em Mato Grosso desde 1964, M. Kazurayama trabalhou em diversas atividades, como cultivo de Seringueiras e piscicultura, sempre trabalhando paralelamente na produção de seus quadros.

Entre outros feitos, realizou exposições na UFMT (1988), no Museu Morro da Caixa d’Água Velha (2008 e 2014), e em 2002 foi premiado em um concurso de pintura do Japão que tinha como tema o Monte Fuji, tendo sua obra selecionada entre mais de 300 participantes.

Serviço
Curso de Pintura com M. Kazurayama
Aula semanal com duração de 3h (terça, quarta ou quinta feira).

Horários disponíveis: das 8h30 às 11h30 ou das 14h às 17h.

Idade mínima: 11 anos.

Informações e inscrições pelo telefone 3615-8355