Lara Matana expõe obras inéditas em Cuiabá

0
138

A arte possui diversas nuances. Há quem se expresse através de coloridas pinturas, ou quem saiba tocar o espectador com suas palavras. Há aqueles que lotam plateias de teatro ou os que se contentam em fazer do chuveiro seu grande palco. Por sorte, existe um grupo cuja sensibilidade artística consegue ser refletida no seu estilo de vida: os contadores de estórias, os desenhistas, os malabares e muitos outros compõem uma comunidade criativa que carrega consigo muitas facetas e distintos talentos.

Dentre eles, Lara Matana orgulhosamente se encontra, capaz de fazer história com suas produções que vão além do imaginário comum. Nesse contexto, A Casa do Parque anuncia a sua nova exposição “Asas – Lara Matana”, que estréia nessa quinta (15), a partir das 19h na Galeria de Artes.

A entrada é franca.

A liberdade é importante palavra no vocabulário da paulista Lara Donatoni Matana. Autodidata, seus grandes aliados foram os inúmeros cursos livres dos quais participou e, também, a vontade de conhecimento intrínseca à sua forte personalidade. A jovem menina iniciou sua trajetória em meio a tintas e pincéis com apenas 22 anos de idade no estado de São Paulo. No entanto, com a alma fluída como a de um passarinho, voou para longe e encontrou em Mato Grosso o potencial necessário para se desenvolver. Ela, que habita Cuiabá desde 1983, possui seu próprio Atheliê Marcenaria e sua Casa de Arte na capital mato-grossense. Indo mais além, motivo de deleite para conterrâneos, a cuiabana de coração ocupa a especial 42ª cadeira de escultora na Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA).

Hoje a artista se reinventa ao expor suas obras inéditas na renomada A Casa do Parque. Dessa vez, o eixo temático percorre a delicadeza presente em suas esculturas de madeira, feitas com toda a destreza de quem valoriza a tanto a qualidade da matéria-prima como a do produto final. Até porque, para Matana, a arte está diretamente entrelaçada com a consciência ambiental. Os dois, nesse caso, unem e equilibram o fluxo natural da vida. Sua intensidade está presente nos, talvez, imperceptíveis pormenores, que variam desde a composição geralmente orgânica à poesia dos detalhes.

Segundo Lara, a mostra “Asas” tem como objetivo passar ao público o que a série representa para ela mesma. “Liberdade de ser, sentir, fazer e expandir. Como se fosse infinita a possibilidade de alçar voo, de libertar a alma, este ‘ser de luz’ que habita em cada um de nós, mas que a maioria desconhece, ou tem medo de sequer perceber”, diz. Por outro lado, ainda está presente o esotérico, junto à inspiradora independência que ela carrega consigo. “É uma tentativa de por meio da beleza, das cores e do animal pássaro, que por si só já remete a tudo isso, possibilitar um contato, mesmo que inconsciente, com essa força iminente e inerente”, finaliza.

Para a idealizadora da A Casa do Parque, Flavia Salem, a artista e a exposição merecem grande atenção. “Conheci as obras da Lara há quase dez anos e foi amor à primeira vista. A capacidade de nos transportar para o tridimensional com a disposição dos pequenos filetes de madeira que nos dão a ilusão de movimento constante me encantam! As cores desta série nova vão dialogar com extrema perfeição com a nossa arquitetura rústica. É imperdível!”, pontua.

A exposição “Asas” será um mergulho no colorido universo da esculturista, inovador, fascinante e capaz de despertar sentimentos quiçá desconhecidos. Lara Matana, essa semana, presenteia Cuiabá ao compartilhar seu trabalho diferente de qualquer um que aqui já tenha sobrevoado. Além disso, a Agenda Cultural da A Casa do Parque seguirá funcionando, com o Bar da Casa e o Bistrô aberto para os clientes saborearem o rico cardápio.

QUEM É LARA MATANA

Exposições Individuais:

Exposição “Aparas” – Espaço Takaoka – S.P

Exposição no Getúlio – Getúlio Grill – Cuiabá\MT

Exposição Volumetria dos sentidos – Sesc Arsenal – Cuiabá\M.T

Exposição no Clarion – Hotel Clarion – S.P

Exposição no Deville – Hotel Deville – Cuiabá\M.T

Exposição Lara Matana 2006 – Clube Feminino – Cuiabá\MT

Exposição “ Asparas” 2007 – Goiabeiras Shopping – Cuiabá\M.T

Exposição “ O lenho Corpo por Lara Matana” – Sesc Arsenal – Cuiabá\M.T

Exposição Goiabeiras 2008 – Goiabeiras Shopping – Cuiabá\M.T

Exposição “Perspectivas” – Galeria Lourdina Jean Rabieh – São Paulo – SP 2009

Exposição “Essências” – MACP – Museu de Arte e Cultura Popular – UFMT Cuiabá\MT – 2009

Exposição “essências” – galeria Patrícia Costa – Rio de Janeiro – R.J 2009

Exposição “Possibilidades” – galeria Lourdina Jean Rabieh – SP – 2010

Exposições Coletivas

Exposição “ Inspiração, Ação, Contemplação” – Alfa Romeo – Cuiabá\M.T

Exposição “ Artes Plásticas” – Art Galeria Mara Dolzan – M.S

Salão Jovem Arte 2007 – Secretaria de Estado de Cultura do mato Grosso

Instalação Mundo das Águas – 2008 – Centro de Eventos do Pantanal – Cuiabá\M.T

Kattomba Meeting Brazil 2009 – Cuiabá\M.T

Casa Cor São Paulo – São Paulo\SP 2009

Exposição Novos olhares – Galeria TNT arte – Rio de Janeiro\R.J 2009

Exposição “artista Brasileiros – Novos Talentos” – São Branco\ Congresso Nacional – Brasília – D.F – 2010

Exposição “MACP 2010” – Museu de Arte e Cultura Popular – UFMT – Cuiabá 2010

Casa Cor Mato Grosso – Cuiabá\ MT – 2010

Exposição “Caligrafia da arte Brasileira -4ª Edição” – Bussy Sant Martin – France – 2011

Exposição “Natureza”- SESC Arsenal – Cuiabá \ MT – 2012

RED DOT ART FAIR – Miami | Flórida | EUA – 2013

SERVIÇO

O que: Exposição Asas de Lara Matana

Quando: De quinta-feira (15.10), às 19h, até o dia 28 de novembro

A Casa do Parque, está localizada na Rua Severiano de Queiroz, 455, bairro Duque de Caxias em Cuiabá, nos fundos do Parque Mãe Bonifácia.