Grupo cultural vai apresentar espetáculo sobre a cultura africana em Cuiabá

0
91
Foto: Ricardo Pereira

O espetáculo “Quilombo da liberdade, raízes”, do Grupo Cultural Social Grito da Liberdade, de Brasília, será apresentado em Cuiabá e no quilombo Mata Cavalo no início do mês de fevereiro. Com mitos e ritos dos afrodescendentes, numa mescla de capoeira regional e de danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas, o grupo faz uma reverência a mitologias africanas por meio do espetáculo.

Segundo o site Olho Mágico, a montagem fala sobre a história da África e dos africanos, além da luta dos negros no Brasil, e da cultura negra. O projeto já viajou para o Quilombo Kalunga, de Cavalcante, em Goiás, e passa também pela Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande.

Além disso, na primeira temporada, passou por Gama e Ceilândia (no Distrito Federal), e pelos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

O projeto é idealizado pelo Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. O grupo existe desde 1980, trabalha a capoeira e perpetua a história das culturas de matriz africana.

Em Cuiabá, o espetáculo será apresentado no Museu do Rio, na Orla do Porto, às 20h, e na comunidade quilombola de Mata Cavalo, no sítio São Benedito, no dia 10 de fevereiro, às 12h.

Serviço

Quilombo da liberdade, raízes
Sábado (9) – Museu do Rio, Orla do Porto – 20h
Domingo (10) – Quilombo Mata Cavalo – 12h.