Deslumbrante, exuberante assim é o pantanal de Mato Grosso

0
750
 
''Minha mãe está aprendendo a gostar de pescar" conta a estudante Elizabeth Manzoni se referindo a paranaense Dulcineia Petine de 56 ao seu lado preparando as iscas e o anzol para mais uma pescaria no Pantanal. O servidor publico estadual Ricardo dias de 36 anos marido de Elizabeth é o mais animado dos três ele diz, ''já viemos pescar aqui mais de 5 vezes o lugar é ótimo".

O Pantanal é considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil,  possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, Mas, apresentando maior número de indivíduos por espécies.
 
Não existem dados exatos da quantidade de  espécies de aves, mamíferos, peixes , répteis, plantas, borboletas existente no Pantanal, algumas pesquisas dizem que, há mais de 650 espécies de aves, 1.100 de borboletas entre outros.
 
Jacaré dando boas vindas a equipe do www.conhecendomt / peões tocando a boiada/foto:Walter Von Eye
 
No local ainda podem ser encontrados exemplares de aves como a espetacular  arara-azul-grande, uma espécie ameaçada de extinção.
 
Há ainda tuiuiús (símbolo do Pantanal), tucanos, periquitos, garças-brancas, beija-flores, jaçanãs, emas, seriemas, papagaios, colhereiros, gaviões, carcarás, curicacas e uma enorme quantidade de jacarés.
As aves do Pantanal dão show de beleza/Foto Walter von Eye
 
Uma boa opção para quem quer conhecer a região é hospedando-se em uma das inúmeras pousadas na região.
 
Um exemplo de lugar bom para se hospedar e passar dias em contato com a exuberante beleza do Pantanal  é a Pousada Canto do Arancuã, situada dentro da fazenda Sagrada Família de propriedade do Sr Antonio Luis Otaciano da Silva Campos.
Estrutura da Pousada Canto do Arancuã/ foto: Walter von Eye
 
Restaurante /Foto Walter vo Eye
 
Na Pousada Canto do Arancuã alem de desfrutar de ótima infraestrutura com restaurante, piscina e uma paisagem belíssima, os visitantes ainda podem participar de  atividades e passeios como, cavalgada, barco a remo, trilhas ecológicas, safáris noturnos (focagem noturna) e pescaria. "Eu faço questão de buscar e levar pessoalmente meus hospedes no aeroporto" diz Casio Luis Campos proprietário da pousada.
 
 
Passeios a cavalo/ Tablado para pesca/ Foto Walter von Eye
 
A melhor época  para visitação, vai de maio a setembro. Já Para observar a fauna, a melhor época é quando as águas começam a baixar, de março a abril.
 
Jardim e piscina/foto Walter von Eye
 
Como chegar:
O acesso é feito através da MT-060, partindo de Cuiabá até Poconé, por 100 km em via asfaltada e continuando pela rodovia Transpantaneira por mais 38 km, (estrada de terra), até a Pousada Arancuã.
 
O que não pode faltar na sua bagagem em uma viagem ao pantanal.
 
Calça comprida, camisa de manga longa, camiseta, traje de banho, meias, roupas intimas, chapéu, bota, tênis, chinelo e agasalho de frio, repelente, protetor solar, óculos escuros, lanterna, binóculos, câmera fotográfica, pomada para picada de insetos. 
 
Contato, Pousada Canto do Arancuã  (65) 3345-3195 (65) 9997-3904 (65) 9971-8424.
 
Por Gabriela B Von Eye