Colecionadores de Fuscas realizam exposição com entrada gratuita em Cuiabá

0
188

De 17 de fevereiro a 06 de março, acontece na praça central do Goiabeiras Shopping a mostra Fusca Parade, que reúne Fuscas das décadas de 60, 70 e 90 para retratar a história do carro mais vendido do mundo, da companhia alemã Volkswagen. Com uma linha do tempo que começa nos anos 30 e segue até os anos 2000, cada automóvel traz uma intervenção criativa de fatos relevantes das décadas.

O primeiro fusca da mostra retrata a década de 30, ano em que as primeiras unidades foram testadas. Na intervenção do capô, Charlie Chaplin aparece como símbolo da Revolução Industrial. O icônico cartaz “We Can Do It!” (Nós podemos fazer isso!) criado por J. Howard Miller, para a fábrica Westinghouse Electric Corporation, estampa um modelo vermelho que aborda o Movimento Feminista de 1940. O clássico Herbie do filme “Se Meu Fusca Falasse”, produzido pelos estúdios Disney, ganhou uma versão fidedigna à original da década de 60.

Até a banda britânica Queen, fundada em 1970, ano em que o mundo conheceu Freddie Mercury, célebre pelo seu poderoso tom de voz e suas performances energéticas, ganhou destaque no capô de um Fusca amarelo. Ao todo oito carros de colecionadores da capital compõem a exposição.

“A ideia era contar a história do Fusca, mas com uma pegada mais pop, foi então que iniciamos um trabalho de pesquisa das décadas e descobrimos que tinha muita coisa legal que podia ser “impressa” nos carros. Os visitantes podem esperar uma mostra de Fuscas diferente dessas que vemos por aí, esta é mais cultural”, destaca Juliano Paiva, gerente de marketing do Shopping.

O Fusca Parade é um programa gratuito e obrigatório para os amantes de arte, cultura e, é claro, de Fuscas.