Ysusf Dogan expõe esculturas em calcário no Museu da Imagem e do Som em Cuiabá

0
69
Foto: José Ferreira/ Divulgação

Nove peças esculpidas nas pedras de calcário extraídas em Nobres podem ser conferidas gratuitamente. Busto de Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon é uma das peças expostas.

A exposição “Pedras em Movimento” com as rochas pode ser conferida até o mês de dezembro, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.

O escultor turco Ysusf Dogan reside em Cuiabá desde 1980. Autodidata em lapidação, ele não faz estudo formal em artes. Cada peça é exigida de três meses de dedicação, da escolha da gema até o arremate final.

Cada peça exige três meses de dedicação

O processo começa na pedreira, onde os blocos são escolhidos de acordo com os seus núcleos. Já não é ateliê, é facetado com o auxílio de uma máquina, e depois lixadas manualmente.

Obras são construídas com pedras preciosas da região de Nobres

A exposição tem nove obras do artista, elaboradas com pedras preciosas da região de Nobres, a 151 km de Cuiabá, e do Distrito da Guia, na capital.

Há algumas peças em exposição, e são do Marechal Cândido Mariano da Silva, que se tornaram pioneiras na implantação das primeiras linhas telegráficas em Mato Grosso.

Quando: até dezembro, de segunda a sexta-feira das 08h às 18h
Onde: Museu da Imagem e do Som
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, em Cuiabá
Ingressos: Gratuito
Informações: (65) 3617-1288.