Primavera do Leste sedia Festival com 43 espetáculos

Festival-joana.jpg
O município de Primavera do Leste (distante 240 km da capital de MT, Cuiabá) recebe entre os dias 8 a 15 de novembro a IX  edição do tradicional Festival Velha Joana, que tem este nome em homenagem a uma das primeiras moradoras da cidade, promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, integra o projeto Circuito de Festivais “Cena Mato Grosso” do Governo Do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer – SECEL, traz em sua nona edição 43 espetáculos e receberá mais de 450 profissionais da área.
A apresentação do espetáculo Joelma, encenado pelo grupo Território Sirius Teatro do estado da Bahia, irá lançar o IX Festival de Teatro Velha Joana, com entrada gratuita, na próxima terça (03), no espaço Prima Jovem às 20h.

A peça conta a história marcada pela inadequação de uma mulher, nascida no corpo de homem. “Joelma” protagonista do espetáculo do mesmo nome traz suspense tendo como elemento marcante um assassinato, estabelecendo uma trama “policial” na história. A narrativa também apresenta a trajetória religiosa da personagem, uma das primeiras transexuais do Brasil, que nos trinta anos em que viveu no sul do país, muda seu corpo e realiza a cirurgia de redesignação sexual, e por fim retorna para Ipiau (BA), sua cidade natal, aos 70 anos vive numa casa, que é um misto de centro espiritualista e igreja.

Para o secretário de cultura Wanderson Lana, a escolha do espetáculo para a abertura representa toda qualidade das produções que serão apresentadas no Festival. “O espetáculo Joelma é muito conhecido e circulou pelo Brasil inteiro, queremos lançar o festival com um grupo que está acostumado a rodar o país, com um currículo de grandes festivais e que possa dar o tom de qualidade que o IX Festival de Teatro Velha Joana pede.

A construção do ator Fábio Vidal para Joelma, uma história real que aconteceu na Bahia, é impressionante e muito premiada. Acredito que o lançamento trará energia positiva e será maravilhoso” finalizou o secretário.

A programação com horários, datas e sinopse dos 43 espetáculos será disponibilizada durante o evento de lançamento na próxima terça (03).

A programação estará disponível na mesma data no Portal da prefeitura Municipal www.primaveradoleste.mt.gov.br, na Fan Page da Secretaria de Cultura, Lazer, Turismo e Juventude de Primavera do Leste.

Da Redação-Gabriela Von Eye

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *