Orquestra Sinfônica vai realizar concerto com temas cuiabanos na UFMT

0
97

O Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebe, nos próximos dias 25 e 26 de agosto, a estreia mundial do ‘Concerto Tricentenário’, uma composição do Maestro Jether Garotti Jr para piano e Orquestra, de temas musicais cuiabanos, com regência do maestro Fabrício Carvalho, e o pianista cuiabano Pedro Henrique Calhao como solista.

“Este concerto é mais um da temporada 2018 da Orquestra Sinfônica da UFMT, que integra a série Gabriel Noves Neves, que fala sobre música sinfônica, ou seja, quando a Orquestra se reúne”, explica o maestro. Em 2018, além desta série, a OSUFMT também apresentou a série Benedito Pedro Dorileo, sobre música de Câmara.

O Concerto dos próximos dias 25 e 26 foi uma encomenda do advogado e professor cuiabano Ernany Calhao, a seu filho, o pianista Pedro Henrique Calhao, e ao compositor Jether Garotti Jr. “Ernany no início do ano me falou dessa ideia, e eu achei fantástica, porque uma estreia mundial é sempre importante”, conta Fabrício.

Ainda segundo o maestro, o concerto foi composto em cima de temas musicais cuiabanos de domínio público, feitos sob uma roupagem erudita. Ele é dividido em três movimentos, e traz desde músicas de rasqueado até as de festas de santo, sempre com uma roupagem mais formal. “Tem sito uma experiência muito bacana os primeiros ensaios. Estive em São Paulo fazendo os ensaios com o pianista e com o compositor. É começar um trabalho do zero, você não tem referência nenhuma sobre a obra, então você tem que construir essa interpretação”, comemora Fabrício.

Além do concerto tricentenário, o programa conta com uma abertura ‘Os Mestres Cantores de Nuremberg’, do compositor alemão Richard Wagner, e uma Serenata para Instrumentos de Sopro, de Richard Strauss.

O concerto faz parte da agenda tricentenária da UFMT, junto a uma série de ações de cunho acadêmico, filosófico e cultural, “pra pensar uma Cuiabá mais moderna, mais atual, mas que faz também referência ao passado”, explica o maestro. “A expectativa é muito positiva, muito grande, pra que a gente possa fazer um espetáculo de altíssimo nível, marcando mais um momento importante dessa prévia de comemoração dos 300 anos”.

Serviço

Concerto Tricentenário
Sábado, 25 – Ensaio aberto ao público – 9 h
Domingo, 26 – Concerto – 20h
Ingressos serão distribuídos na semana do evento. Sujeito à locação do Teatro
Local: Teatro da UFMT