Jogos dos Povos Indígenas, previstos para outubro, serão realizados em novembro

0
68

A nova data foi definida para haver tempo hábil de atendimento a especificações técnicas do evento, como a própria construção da infraestrutura no Jardim Botânico, em Cuiabá, cujo projeto é baseado na arquitetura indígena e na sustentabilidade. Com a alteração, o evento será realizado de 08 a 16 de novembro.

 
A decisão de adiar os Jogos dos Povos Indígenas foi tomada em consenso pelo Ministério do Esporte com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), com o Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC) e com demais instituições parceiras do evento, além das embaixadas dos 16 países que irão participar.
 
De acordo com o secretário Ananias Filho (Seel-MT), a alteração na data foi necessária devido a dificuldades que as instituições realizadoras enfrentaram no andamento de processos administrativos do projeto, ocorrido devido à demora na formalização do convênio.
 
No entanto, ressalta que agora todos os trâmites estão dentro do previsto e que os órgãos e entidades parceiras estão somando esforços para garantir a execução do projeto e a realização do evento na nova data.
 
Os Jogos dos Povos Indígenas foram idealizados pelo Comitê Intertribal de Memória e Ciência Indígena (ITC), e são realizados desde 1996. Esta é a 12ª edição do evento, que neste ano deverá reunir de 1,6 mil representantes de 48 etnias brasileiras e representantes de 16 países das Américas, Europa e Oceania.
 
As competições serão realizadas no Jardim Botânico, bairro Sucuri, na capital. Além das disputas, haverá a Feira Agrícola Indígena, Mostras de Artesanatos, Literaturas e Ciência da Computação. Também são parceiros nesta edição a Prefeitura de Cuiabá e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
 
Da redação com assessoria

Deixe um Comentários

Insira seu comentário
Insira seu nome