Instituto Ciranda abre inscrições para quem quer aprender a tocar instrumentos musicais

0
551
Foto:Divulgação

O Instituto Ciranda Música e Cidadania está com matriculas abertas para cursos de instrumentos musicais. A sede do Instituto, localizada na Rua Quarenta e Três, n°97 do bairro Boa Esperança, em Cuiabá, está com novas vagas para os cursos de violino, violoncelo, contrabaixo, clarinete, flauta transversal, saxofone, trombone, trompete, flauta doce e canto coral.

Não há custos de matriculas ou mensalidades, cursos inteiramente gratuitos. Os novos estudantes recebem uniformes, métodos educacionais e, na maioria dos casos, os instrumentos também. As aulas do segundo semestre estão programadas para começar na primeira semana de agosto.

Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do Instituto Ciranda pelo telefone (65) 3623-1239.

Veja a seguir a lista com instrumentos, horários disponíveis e quantidade de vagas remanescentes.

CORDAS

Violino matutino – (quarta-feira): 03 alunos

Violino matutino – (sexta feira): 02 alunos

Violino vespertino – (sexta feira): 02 alunos

Violoncelo matutino – (quinta-feira): 06 alunos

Contrabaixo matutino – (quarta-feira): 06 alunos

Contrabaixo vespertino – (quarta-feira): 06 alunos

SOPROS

Clarinete matutino – (sexta-feira): 07 alunos

Clarinete vespertino – (sexta-feira): 01 aluno

Flauta Transversal matutino – (segunda-feira): 05 alunos

Saxofone matutino – (terça-feira): 01 aluno

Saxofone vespertino – (terça-feira): 01 aluno

Trombone matutino – (quinta-feira): 04 alunos

Trombone vespertino – (quinta-feira): 01 aluno

Trompete matutino – (segunda-feira):03 alunos

Flauta doce matutino – (terça-feira): 05 alunos – 07 a 11 anos

Flauta doce vespertino – (terça-feira): 19 alunos – 07 a 11 anos

PERCUSSÃO

Matutino – (segunda-feira): 5 vagas

Vespertino – (segunda-feira): 5 vagas

CANTO CORAL

Período matutino e vespertino (quarta-feira): idade entre 07 a 11 anos.

Sobre o instituto

Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania, a instituição possui várias frentes de trabalho tendo como base de ação o “Centro de Educação Musical e Artística”, localizado em Cuiabá (MT). O Instituto Ciranda atende atualmente crianças e jovens (preferencialmente de baixa renda), vindos de diversos bairros de Cuiabá, Várzea Grande, e outros municípios da ‘Baixada Cuiabana’. Todos os alunos em idade escolar devem estar devidamente matriculados.
 
Os alunos do Instituto Ciranda dispõem gratuitamente de todas as condições para se desenvolverem socialmente por meio da música: aulas do instrumento musical da sua escolha, aulas de disciplinas teóricas auxiliares, métodos, partituras, biblioteca, palco coberto para ensaios e apresentações, da área de convivência e sempre que possível do instrumento musical. Além das atividades regulares, são oferecidas oficinas de instrumentos de orquestra que não tem professores residentes em Cuiabá, como é o caso do Oboé, Fagote e Trompa.
 
No decorrer do ano são realizados recitais, que incentivam os alunos a estudar mais e fazer uma autoavaliação juntamente com o professor, para que defina novas metas e/ou altere o rumo de seu aprendizado. Desde sua criação em 13 fevereiro de 2003, o Instituto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho. As aptidões de cada indivíduo manifestam-se claramente ao longo do processo de aprendizado.