Em Primavera do Leste, Festival de Teatro Velha Joana começa nesta sexta

Velha-joana-red.jpg

O X Festival de Teatro Velha Joana começa nesta sexta-feira (28), promovendo ocupação inteligente de espaços diversos de Primavera do Leste.

Além dos centros culturais, praças e escolas, serão realizadas apresentações em feira, pista de caminhada, ruas e até, terrenos baldios da cidade, numa grande iniciativa de democratização do acesso à arte teatral. A abertura será às 19h30, no Centro Cultural.

Na ocasião da solenidade do festival que integra o Circuito de Festivais de Teatro – realizado pela Secretaria de Estado de Cultura – será encenado o espetáculo “Quando você chorava lendo o Pequeno Príncipe”, do grupo Primitivos, pela Mostra Oficial. Depois, plateia e artistas dialogam sobre o processo criativo da companhia.
De acordo com um dos organizadores do festival, Wanderson Lana, o espetáculo homenageia o coordenador de Interiorização da Cultura da Sec-MT, Anderson Flores (in memoriam), importante ativista dedicado aos pontos de cultura e ao fortalecimento das artes cênicas no Estado. “Anderson esteve sempre ligado ao teatro e às políticas públicas nas artes cênicas, no Cultura Viva. Sua presença sempre foi fundamental e determinante. É também um dos organizadores do Circuito, além de ser muito amigo do Teatro Faces”. O Teatro Faces é idealizador do Festival que já soma dez anos de atividade.

Com a participação de atores de grupos consagrados de Mato Grosso e de outros Estados, como também de grupos estudantis, de projetos sociais, de escolas de teatro e da escola de teatro municipal o Festival Velha Joana configura-se como um grande espaço de troca, apresentação e afetos. Espetáculos são apresentados nas Mostras Panorama e Regional – categorias Infância e Juvenil – e Mostra Oficial.

Wanderson Lana, enfatiza o caráter democrático. “Idealizar o festival neste ano, só foi possível graças ao apoio do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Cultura. Esse apoio dá voz ao mais democrático festival de teatro do Estado. São 51 apresentações, em três mostras diferentes que apresentam artistas de Mato Grosso, de outros estados, companhias que estão iniciando seus projetos ou grupos que estão sendo formados nas escolas”, diz.

“Acredito que este é o melhor projeto de fomento a festivais de teatro no Brasil. O Circuito valoriza os profissionais e grupos ao criar um mecanismo de sustentação a festivais que já vem sendo realizados. Isso é imprescindível para o fortalecimento de espaços de trânsito, de troca e de fortalecimento do fazer artístico no Estado”, conclui Lana.

O Festival de Teatro Velha Joana conta ainda com apoio da Prefeitura Municipal de Primavera do Leste, Agrológica, Cine Teatro Vila Rica e Jornal O Diário. Todas as apresentações são gratuitas, mas os ingressos são limitados., Agrológica, Cine Teatro Vila Rica e Jornal O Diário. Todas as apresentações são gratuitas, mas os ingressos são limitados.

Fonte: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *