Em Cuiabá, UFMT oferece aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo e violão

0
224

Começam na segunda-feira (22) as inscrições para ingresso no projeto de extensão “UFMT com a Corda Toda”. Desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, o projeto é aberto à comunidade externa e conta com vagas destinadas a estudantes de violino e viola (todos os níveis) e violoncelo e violão erudito (nível iniciante a intermediário).

As aulas são gratuitas e, para sua realização, os estudantes devem possuir o instrumento musical pretendido, não sendo necessário conhecimento prévio.

O programa, iniciado em junho de 2016, compreende os projetos “José Leite com a Corda Toda”, “Orquestra Chiquitano com a Corda Toda”, “Campus com a Corda Toda”, “UFMT em Cordas”, “Orquestra Cuiabana de Choro” e “UFMT com a Corda Toda em Rede”.

Coordenado pelos professores Oliver Yatsugafu, da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) e Rubia Naspolini Yatsugafu, do Instituto de Educação (IE), o projeto é dividido em dois eixos fundamentais: a formação musical de crianças, jovens e adultos em violino, viola, violoncelo e contrabaixo, e a formação docente e performática dos alunos dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da UFMT.

Ele tem objetivo proporcionar aos instrumentistas as vivências próprias da música de câmara e o desenvolvimento de noções específicas desse tipo de formação, tais como performance em conjunto, entrosamento, afinação, equilíbrio sonoro e diversidade de sonoridades, dinâmica e fraseado. Além da formação artística dos graduandos, o UFMT em Cordas tem como finalidade divulgar a música e aproximá-la da comunidade.

Utilizando uma confluência entre o Método Suzuki, que propõe uma educação musical interativa e pedagógica, e as vivências e experiências dos educadores e educandos, o projeto visa possibilitar que cada estudante desenvolva a fluência no repertório aprendido em suas classes individuais ou em pequenos grupos, bem como auxiliá-lo a superar eventuais dificuldades que encontre e motivá-lo nos estudos musicais.

Os interessados podem obter informações pelo e-mail fmtcomacordatoda@gmail.com ou AQUI! na página do grupo no facebook. 

Fonte: Assessoria