Em Cuiabá, Espaço Amigo do Idoso oferece atividades de sensibilização e conscientização

Espaco_Amigo_do_Idoso-red.jpg

A partir do dia 15 de setembro, sexta-feira, o Goiabeiras Shopping recebe o Espaço Amigo do Idoso, no 2º piso do mall. A iniciativa é uma realização do Espaço Più Vita, ArqCare Arquitetura e Gestão e Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia de Mato Grosso (SBGG-MT).

O projeto visa levar a informação e conhecimento sobre o envelhecimento populacional, importância das políticas e ações que atendam às necessidades da melhor idade. Além de despertar a percepção das limitações decorrentes do processo de envelhecimento nas pessoas que visitarem o local.

No Espaço Amigo do Idoso serão desenvolvidas diversas atividades como oficinas de sensibilização, que por meio de estações psicossensoriais os visitantes sentirão na pele as dificuldades encontradas pelos idosos no dia a dia. Por exemplo: locomoção e equilíbrio, perdas sensoriais – como das acuidades visual e auditiva, diminuição do tato, olfato e paladar, perdas da autonomia e da independência, falta de atendimento humanizado, entre outros.

A programação oferece ainda palestras educativas, dança Sênior, aulas de alongamento e fortalecimento muscular e sorteios de vouchers.

Segundo Ariane Lima, da ArqCare, toda a programação será gratuita e as inscrições podem ser feitas no local. “O evento é aberto para toda a população. Queremos conscientizar a sociedade das questões referentes ao envelhecimento, mostrando as limitações e dificuldades do idoso”, explica a arquiteta, especialista em arquitetura hospitalar.

De acordo com o presidente da SBGG-MT, Denis Milanello, é fundamental nos dias de hoje compreender as necessidades e os direitos dos idosos, principalmente pelo fenômeno do envelhecimento populacional. “Nesses quinze dias pretendemos levar muita informação para todos aqueles que passarem em nosso espaço”, reforça o médico geriatra.

A iniciativa segue até o dia 01 de outubro, data que se comemora o Dia Internacional do Idoso, com uma grande festa de encerramento e apresentações culturais.

O local disponibilizará estações psicossensoriais que simulam as maiores dificuldades da pessoa idosa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *