Cuiabá recebe o projeto CineCult BPW no dia 19 de março

d632334130a2b9d194362b7d857b88bf.jpg

 

Cuiabá receberá, pela primeira vez, o CineCult BPW, uma iniciativa do Comitê de Educação e Cultura da Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais do Brasil (BPW Brasil), que há um ano acontece em Brasília.

 O evento será no dia 19 de março, a partir das 19h30, com entrada franca e com direito a pipoca, no Centro Cultural da UFMT. 
 
A criação do CineCult veio do fascínio que o cinema exerce sobre os expectadores. A ação consiste em exibir um filme seguido de debate com um cineasta e uma psicóloga os aspectos mais relevantes da obra.
 
O CineCult BPW terá a participação da psicóloga Isabel Silveira, de Cuiabá do cineasta Sérgio Moriconi, de Brasília. O filme que será exibido na ocasião é o “Bagdá Café”. A curadora do projeto é a psicóloga Íria Martins, coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW Brasil.
 
De acordo com Isabel Silveira, psicóloga e educadora e vice-coordenadora do Comitê de Educação e Cultura da BPW Brasil, o projeto que tem por objetivo instrumentalizar o cinema com a finalidade de ampliar descobertas dos expectadores sobre si mesmos e sua relação com o mundo.
 
“Sempre ouvimos dizer que ‘a vida imita a arte’ e isso não deixa de ser verdade. Queremos fazer com que os expectadores enxerguem um pouco mais além do filme, por isso antes de começar a exibição vamos fazer algumas perguntas para que a pessoa assista a película já pensando em respondê-las. Com isto ela se força a analisar, refletir sobre o que está vendo. Descobrindo mais sobre o filme, a pessoa acaba descobrindo mais a si mesmo”, explica a psicóloga.
 
No primeiro momento foi convidado um cineasta de Brasília, pela sua afinidade com o projeto, mas a ideia é de que os debates tenham como facilitadores cineastas ou profissionais ligados ao cinema e produção de vídeos, que sejam mato-grossenses, valorizando assim os profissionais locais.
 
Sérgio Moriconi
 
O jornalista, sociólogo e professor Sérgio Moriconi, que estará presente ao CineCult BPW, é formado pela Universidade de Brasília e milita há mais de 25 anos no cinema da capital federal. Ele produziu vários documentários e foi curador em mostras nacionais e internacionais. Dirigiu em 1978 curta em 16mm “Carolino Leobas”. Quatro anos depois, em 1981, foi diretor do curta “Perseguini”, em parceria com Vladimir Carvalho.
 
Os outros anos foram dedicados à produção e direção de vídeos culturais e educativos, com destaque para “Quinca e Albertino”. No ano de 1988 participou da produção e direção de atores infantis do longa, em 16 mm, “A TV Que Virou Estrela de Cinema”. Além disso, participou do roteiro do longa-metragem de André Luiz Oliveira, “Louco Por Cinema”, vencedor dos principais prêmios do Festival de Brasília de 1995, entre vários outros trabalhos.
 
CineCult BPW
 
Para a presidente da BPW Brasil, Sueli Batista, que também estará presente ao evento, o CineCult BPW vai contribuir para que os expectadores desenvolvam o senso crítico analisando os estereótipos que serão mostrados durante o filme.
 
“O cinema é um artefato cultural que deve ser difundido cada vez mais, e da forma que o projeto foi concebido, com diálogos interessantes em torno de cada filme apresentado, deixará de ser apenas uma fonte de entretenimento, mas também uma ação educadora, cujo método aplicado certamente animará as participantes a contribuírem para uma formação de platéia diferenciada”, frisou.
 
Íria Martins ao desenvolver o projeto preocupou-se com a promoção da educação e a cultura, conforme os quatro pilares da Organização das Nações Unidas – ONU: aprender a ser, aprender a aprender, aprender conviver, aprender a fazer. O projeto é sucesso na capital do país, sendo que a BPW Brasília realiza há um ano, no Espaço Cultural Brasília Shopping, e nesta etapa passou a ter exibições semanais, a pedido do próprio parceiro. A partir deste mês, o projeto é lançado em nível nacional, com realizações a princípio, em Cuiabá, e na cidade de Presidente Prudente-SP. “Todas as cidades em que a BPW estiver presente poderão exibir mostras no mesmo formato”, destacou Sueli.
 
O CineCult BPW, na capital mato-grossense, faz parte do “11º Março é Mulher”, evento promovido anualmente pela Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Cuiabá em parceria com o Sebrae Mato Grosso, em comemoração ao mês da mulher.
 

 

DA REDAÇÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *