Coral da UFMT apresenta Concerto de Natal

0
153

Na próxima segunda-feira (03), às 20h, acontece no Auditório do Centro Cultural, o Concerto de Natal dos grupos artísticos e curso vinculados aos projetos de extensão da instituição. Ao todo, passarão pelo palco aproximadamente 150 cantores, entre sete e 94 anos de idade, cantando Canções de Natal e parte do repertório desenvolvido durante o ano.

Os ingressos podem ser trocados na hora por um livro ou revista infantil ou infantojuvenil, que serão destinados ao Projeto Inclusão Literária.

De acordo com a maestrina e diretora artística do Núcleo Coral UFMT, professora Dorit Kolling, a programação integra a Temporada Cultural e Artística UFMT 2018 e comemora os 48 anos da UFMT.

“O concerto é uma forma de celebrarmos o Natal e mostrarmos o trabalho desenvolvido pelos grupos durante o ano. Será um momento de interação entre a comunidade e os coralistas, além de uma homenagem ao aniversário da nossa universidade”, destaca.

Programação
No primeiro ato da noite, passará pelo palco o Laboratório Coral, curso de extensão que tem por objetivo proporcionar uma vivência musical, por meio do canto coral. É organizado para atender as pessoas interessadas em ingressar no Coral UFMT e que necessitam obter um conhecimento básico de música.

No repertório, estão presentes “Tribalistas”; “Marcas do Que Se Foi”; “Natal todo dia”; “Mammia Mia” (Benny Andersson, Stig Anderson e Björn Ulvaeus), com a solista convidada, Luanna Fonseca.

Acompanham esta parte da apresentação os músicos Marisa Rosati (teclado), Rômulo Aguiar (violão) e Clóvis Gonçalves (percussão). O grupo está sob coordenação de Silbene Corrêa, preparação vocal de André Vilani e regência de Silbene Corrêa e Vinícius Cruz.

Em seguida, se apresenta o Coral Infantojuvenil da UFMT, formado por crianças e adolescentes entre sete e 14 anos de idade e que iniciou suas atividades em 1999. Desde então, tem realizado e participado de inúmeras apresentações e eventos.

Sob coordenação de Dorit Kolling e regência de Adonys Aguiar, o grupo apresenta canções tradicionais natalinas, como “Dona nobis pacem”; “Bate o sino”; “Estrela de Natal”; “Cantate Domino”; “Chuva” e “Cravo e canela”. Na performance, acompanham os músicos Marisa Rosati (teclado), Romulo Silva (violão), Tayza Andrade e Thaynne Andrade (percussão).

No fechamento da performance, se apresenta o Coral da Terceira Idade da UFMT, em parceria com o Departamento de Artes e o Programa Longevidade Saudável, da Faculdade de Educação Física. A atividade oportuniza um trabalho artístico-cultural e social que proporciona benefícios fisiológicos e psicossociais ao idoso, com acompanhamento da tecladista Marisa Rosati, coordenação da professora Dorit Kolling e regência de Alexsandra Matos e Iasmin Medeiros.

As faixas apresentadas são: “Pinheirinhos! Que Alegria!”; “Adeste Fideles”; “Agnus Dei”; “Romaria”; “Canto dos Sinos de Belém”; e “As Pastorinhas”.
O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), do Coral UFMT e Agenda Cuiabá Tricentenária.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3615-8307 e pelas páginas do Coral no Facebook e Instagram.