Com entrada gratuita, Coral da UFMT abre temporada com concerto especial

0
31

O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) abre sua temporada artística de 2019 com um concerto especial que marca as festividades em comemoração aos 300 anos de Cuiabá. O concerto acontece na quinta-feira (04/04), na Catedral Metropolitana de Cuiabá, às 19h15. A entrada é gratuita.

No programa, o Coral UFMT interpreta a “Misa Criolla”, um clássico da música vocal latino-americana, além de outras canções de cunho sacro.

“Essa peça foi apresentada ano passado em nosso concerto de final de ano, bem como no encontro de coros, o CantaPueblo, onde tivemos a oportunidade de cantar com coros de outros países da América, como do Uruguai, da Argentina e do Panamá. Neste concerto, escolhemos apresentar a Misa Criolla num importante cenário da nossa cidade, a Catedral Metropolitana de Cuiabá”, explicou a regente e diretora artística do Coral UFMT, Dorit Kolling.

Misa Criolla
Composta por Ariel Ramirez, entre 1963 e 1964, a Misa traz consigo a ideia de uma obra litúrgica, escrita em língua espanhola, em que cada parte é interpretada com ritmos diferentes que correspondem a regiões distintas da Argentina.

“A Misa Criolla, juntamente com Navidad Nuestra, é considerada a mais famosa composição de Ramirez e também, devido a sua popularidade, que ultrapassa as fronteiras da América do Sul, a mais importante obra argentina de música sacra. É uma das mais populares de música cristã na América Latina e muito conhecida e executada entre os corais amadores”, destaca a maestrina Dorit Kolling.

O cantor cuiabano Helberth Silva é o solista para a apresentação da “Misa Criolla”, que conta ainda com o acompanhamento dos músicos Rodrigo Cavalcante (teclado), Gabriel Rodrigues Campos (charango), Tarcísio Oliveira e Adonys Aguiar (percussão). A direção artística e regência fica por conta da Maestrina Dorit Kolling.

O concerto é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) a partir da Agenda Tricentenária e do Coral UFMT em parceria da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

Mais informações são obtidas pelo telefone (65) 3615 8703.