Com apenas 13 anos,Violinista que já se apresentou na Suíça vem a Cuiabá

0
39
FOTO: Divulgação

Com a participação de Guido Sant’Anna que, com apenas 13 anos, é um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade, o projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso “UFMT Com a Corda Toda” realiza na quarta-feira (17) o espetáculo “Violino Virtuoso”. A apresentação acontece a partir das 20h no Teatro Universitário e a distribuição de ingressos começa às 18h30, sujeito à lotação de espaço.

“Guido Sant´Anna é super conhecido pelos violinistas brasileiros, afinal ele foi o primeiro sul-americano a ser selecionado para participar da competição de violino Menuhin Competition em Genebra, na Suíça, no ano passado, uma das mais importantes e concorridas competições de violino do mundo”, afirma a coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu.

“Violinistas de todo o país acompanharam o desenvolvimento de Guido Sant’Anna no concurso e torceram por ele. Dentre mais de 300 concorrentes de altíssimo nível, ele foi um dos finalistas e conquistou a sexta colocação na competição, algo fenomenal para ele e para a história do violino no Brasil”, completa o coordenador do UFMT Com a Corda Toda, professor Oliver Yatsugafu.

“Além disso, Guido participa, desde 2018, do Perlman Music Program, algo sonhado por tantos violinistas. Ele é jovem e têm vivências e experiências maravilhosas. Tem muito a nos ensinar”, acrescenta. Segundo a docente, a ideia de convidar o violinista surgiu em um café da manhã. O contato foi feito com o pai do jovem violinista, que foi receptivo à ideia. “Mantivemos em segredo o nome do solista do concerto de 17 de abril por algumas semanas. Durante o churrasco de confraternização de início do ano, revelamos a identidade do solista misterioso e tenho a impressão de que quase matamos alguns dos guris do coração”, recorda.

Tchaikovski, Britten, Haydn, Arensky e Abril pela paz
Com sua formação original como orquestra de cordas, composta por violinos, violas e violoncelos, além da participação de Guido Sant’Anna como solista e do violoncelista David Gardner, docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), o UFMT em Cordas apresentará um repertório com canções de A. Arensky, Piotr Ilitch Tchaikovsky, J. Haydn e B. Britten.
Tanto esta apresentação, como a anterior, “Viva Cuiabá”, e a próxima, do duo Yatsugafu-Ballousier, que será realizada em 30 de abril, promovem uma ideia em comum, denominada Abril pela paz, um pequeno gesto para grandes reflexões. “Gostaríamos de contribuir para construirmos uma sociedade pacífica. Por este motivo, pensamos em provocar as pessoas para refletirem sobre a violência que assistimos e convivemos cotidianamente em nosso país”, finaliza a coordenadora do projeto.

A apresentação é uma realização da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), UMFT Com a Corda Toda e do Departamento de Artes da Faculdade de Comunicação e Artes (FCA) da UFMT.