Colecionadora constrói com recursos próprios museu de bonecas em Cuiabá

Museu-das-bonecas-02.jpg

Nos anos 50 e 60 as crianças não tinham tantos brinquedos como as de hoje, e esse foi um dos motivos que levaram a cuiabana Terezinha Barros a se tornar uma colecionadora de bonecas.

casa das bonecas 04

“Eu sou a terceira de quatro irmãs, elas ganhavam bonecas e eu não, quando ganhei à primeira, a Marilia! eu tinha oito anos, nesse momento, prometi, quando eu crescer, estudar, trabalhar e ganhar dinheiro, vou comprar muitas bonecas e brinquedos, cresci me casei tive um casal de filhos, mas, nunca me esqueci da promessa, e hoje, tenho uma coleção de mais de cinco mil bonecas, são tantas que nem cabem mais no museu” comenta Terezinha'.

casa das bonecas 08

Algumas das bonecas que ela guarda no museu foram doadas e outras compradas.

casa das bonecas 05

No museu estão expostas bonecas, como a Shirley Temple, atriz mirim que fez muito sucesso em filmes musicais da década de 40, a boneca da Yeda Maria Vargas, a brasileira eleita primeira miss universo, bonecas consideradas raras e de diferentes épocas, entre elas, da Carmem Miranda e o primeiro modelo da Barbie, lançado em 1959.

car, ale, kaser

O visitante do museu vai encontrar as primeiras bonecas ainda confeccionadas com celuloide, que tiverem sua fabricação proibida por serem matérias inflamáveis.   

 Marilia

A primeira boneca da colecinadora Terezinha Barros,Marília.

“Construí o espaço para abrigar as bonecas com recursos próprios, e tenho muitas despesas com a manutenção do local. É ar condicionado, vigilante, funcionários, agua, luz, material de limpeza, segurança, produtos anti-umidade e mofo e por isso cobramos uma pequena contribuição dos visitantes para a manutenção do local” comenta a colecionadora.

Museu das bonecas 01

Nos do portal conhecendomt.com.br recomendamos uma visita pois, é um lugar que encanta tanto adultos quanto crianças.

casa das bonecas 07

O museu esta localizado na Rua Bom Jesus, número 90, no Bairro Santa Marta, na capital mato-grossense.

Telefone: (65)3626-1525 / 9981-4170

Saiba mais

As bonecas são muito antigas. Surgiram como figuras que eram adoradas como deusas, há 40 mil anos. Mas só muito tempo depois, no Egito a cerca de cinco mil anos, se transformaram em brinquedo. A primeira fábrica de bonecas surgiu na Alemanha em 1413. Barbie, a boneca mais famosa do mundo, foi criada em 1959. 

Por Gabriela Von Eye

One thought on “Colecionadora constrói com recursos próprios museu de bonecas em Cuiabá”

  1. MARIA FRANCINETE disse:

    SOU DIRETORA DE UMA ESCOLA AQUI EM CUIABÁ. COMO FAÇO PARA LEVAR ALUNOS DO 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONHECER O MUSEU?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *