Campo Novo do Parecis lança roteiro indígena

Aldeia-Wazare-em-Campo-Novo-do-Parecis-no-Estado-de-Mato-Grosso-03-red.jpg

A história, hábitos e costumes dos índios despertam curiosidade em muita gente. E isso é algo natural, assim como as pessoas têm interesse em conhecer idiomas ou culturas de outros países.

Visando divulgar o enorme potencial que Mato Grosso possui para as mais diversas modalidades de turismo entre elas o etnoturismo, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), em parceria com o trade turístico e a Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis, realizou nos dias 01 e 02 de abril um Fam press com jornalistas de Cuiabá e Várzea Grande para apresentar o roteiro Rota Parecis.

Fugir da rotina do turismo tradicional é uma das propostas do roteiro que possibilita ao turista e visitante conhecer e vivenciar a cultura indígena, os costumes, rituais, brincadeiras, além da contemplação das belezas naturais do lugar.

O município de Campo Novo do Parecis (390 km da capital de Mato Grosso) possui 12 aldeias. Até o momento apenas três delas fazem parte da Rota Parecis.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis 04

“Usar as vestes indígenas, participar das danças e conhecer as tradições do povo Paresi-Halíti são alguns dos atrativos oferecidos no roteiro.

Rota Parecis

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 10 red

A aldeia Wazare situada às margens do Rio Verde, foi criada há cinco anos pelo cacique Rony Azoinaice, especificamente voltada ao turismo indígena.

A ideia de levar a atividade turística para o local foi do cacique Rony, como uma forma de promover a interação entre halíti (índios) e imutis (não índios), desenvolver economicamente a aldeia e ao mesmo tempo, incentivar o resgate cultural dos povos Paresi.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 12 red

Na foto: o cacique Rony, com formação superior e pós-graduação em Línguas.

” Em contato com imutis (não índios), a aculturação é um caminho natural para a maioria das tribos indígenas, com isso o esquecimento das próprias tradições torna-se uma mera questão de tempo, e a inserção do turismo na aldeia é também uma forma de resgatar a cultura do nosso povo”, explica Rony.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 02 red

Atualmente 9 famílias, somando um total de 35 índios da etnia Parecis residem na Aldeia Wazare.

Apesar da aldeia já contar com algumas facilidades como, energia elétrica, (por gerador) banheiros e água encanada. Definitivamente os turistas que embarcam nessa experiência indígena não devem ir com expectativas de encontrar um ambiente de luxo.

Aldeia Quatro Cachoeiras 01 red

A segunda aldeia, a Quatro Cachoeiras, têm um dos caciques mais respeitados e tradicionais do povo Paresi, Narciso Nizoqero.

Aldeia quatro cachoeiras em Campo Novo do Parecis 10 red

A Aldeia Quatro Cachoeiras, (maior das 12 comunidades indígenas) está situada a 33 km da cidade próxima às quatro quedas d’água formadas pelo rio Sacre.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 04 red

Todos os 90 moradores da Aldeia Quatro Cachoeiras são membros da família do cacique Narciso.

Cachoeira Uti capa red red

A 120 km do centro de Campo Novo do Parecis, nos domínios da aldeia Utiariti está situada uma das mais belas cachoeiras de Mato Grosso.

Com uma queda d`água de 98 metros, a cachoeira Salto Utiariti é o principal atrativo turístico localizado na aldeia liderada pelo cacique Orivaldo Koremazokae.

Cachoeira uti 01 rap

O rio Papagaio, que forma a cachoeira, também é famoso por suas corredeiras e águas transparentes e é um dos melhores e mais bonitos lugares de MT para a prática de rapel.

Em nenhum momento o turista é obrigado a participar das atividades, mas tem toda a liberdade para se juntar aos rituais e brincadeiras. Quanto mais integração, melhor. Seja com os índios ou com a natureza.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 05 red

Os moradores recepcionam os turistas com apresentações de danças, pinturas corporais, contos e cantos. ​

Visitantes podem praticar arco e flecha, adquirir artesanato confeccionado na própria tribo, fazer trilhas e experimentar a culinária local.

Prática do arco e flecha é uma alternativa para quem deseja conhecer a aldeia indígena.

A pintura corporal é um bem cultural para o povo Paresi.

Aldeia Wazare em Campo Novo do Parecis no Estado de Mato Grosso 09 red

A pintura é feita em festas tradicionais, como ritos de casamento, nascimento, comemorações, dança, luta, sedução, luto e proteção.

“Estou muito agradecida pelo convite ao Blog do Antero. Foram dois dias incríveis e com experiencias únicas que ampliam e enriquecem ainda mais o conteúdo do nosso site. Tinha conhecimento do potencial turístico de nosso Estado apenas por fotos, por isso, ver de perto os Índios Parecis entrar em uma haty (casa) deles conhecer e vivenciar seus cantos, danças, jogos, histórias, pinturas corporais, apreciar seus rios e cachoeiras  foi fantástico e contagiante. Estão de parabéns e desejo todo sucesso ás secretarias de MT e de Campo Novo do Parecis que juntamente com ao povo indígena da região estão possibilitando que todo mundo conheça essas belezas”. Disse a jornalista Sílvia Devaux, Participando pela primeira vez de um Fam Press.

Silvia 01

Na foto: Sílvia Devaux

O acesso as aldeias só é possível por agendamento que pode se feito através da agência CNP Turismo.

Onde são vendidos pacotes que inclui duas hospedagens café da manhã jantar e todos os atrativos que as três aldeias oferecem, além do transporte Cuiabá/Campo Novo e Campo Novo/Cuiabá por R$ 1.400.00.

Telefone para contato: (65) 9947-1930.

Em outra alternativa, no caso de visitas apenas a Aldeia Wazare, é possível agendar com o cacique Rony Azoinaice através dos telefones (65) 9914-9302 ou 9636-2705. Nesse caso, o passeio custa em média R$ 45 por pessoa sem direito a hospedagem, alimentação e transporte.

Gabriela Von Eye

One thought on “Campo Novo do Parecis lança roteiro indígena”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *