Biblioteca de Cuiabá terá oficinas de confecção de livros no ‘Abril do Livro’

0
27
Foto: Reprodução
‘Abril do Livro’ terá homenagem a Monteiro Lobato na Biblioteca Rubens de Mendonça

O mês de abril é recheado de datas importantes para a literatura e, pensando nisso, a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça preparou uma programação especial. Até o final do mês, serão realizadas uma série de atividades de incentivo à leitura, como contação de histórias e oficinas de confecção de livros, desenho e pintura, sempre com entrada gratuita e estão distribuídas pela manhã e tarde, e voltadas principalmente ao público infantil.

O Dia Nacional do Livro e a data de nascimento de Monteiro Lobato são, ambas, em 18 de abril, próxima quinta-feira. A comemoração foi instituída em 2002 pela Lei 10.402/02, e homenageia o autor, que dedicou sua obra aos jovens e crianças.

Por este motivo, a Biblioteca vai apresentar aos visitantes o mundo do escritor, com uma exposição de títulos do escritor e exibição do filme Memórias de Emília. Também haverá visitas guiadas e empréstimo de livros.

As atividades ocorrerão das 8h às 10h30, e das 14h às 16h. Para escolas interessadas em participar, é necessário fazer um agendamento por email ou telefone. Os contatos são (65) 3613-9230/9240, e email carlossantos@secel.mt.gov.br.

Além do dia 18 de Abril, quando se comemora o Dia Nacional do Livro Infantil, o mês marca também outras datas importantes: Dia Internacional do Livro Infantojuvenil (02.04), Dia da Biblioteca (09.04) e Dia Mundial do Livro (23.04).

Em função disso, o mês é chamado de Abril do Livro, e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso convida os municípios para realizar diferentes ações em homenagem às datas. Entre as cidades que já aderiram estão Campo Verde, Barra do Bugres, Juína, Nova Lacerda e Querência.

A Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça é um dos equipamentos culturais da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Está localizada na Rua Antônio Maria, 151, Centro de Cuiabá. O funcionamento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 18h. Telefone: (65) 3613-9240/9230.

Por Assessoria