Biblioteca abre curso gratuito de iniciação em Sistema Braille

0
61
São duas turmas, a primeira teve o inicio das aulas no dia 12 e termina em 16 de agosto, e a outra está com inscrições abertas, como previsão para iniciar entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.

 
Começou na nesta segunda (12.08) o curso de “Iniciação em Sistema Braille – O Baille Como Instrumento de Comunicação e de Acesso à Informação”, na Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, da Secretaria Estadual de Cultura de Mato Grosso (SEC).
 
A capacitação é destinada a professores, pesquisadores, e outros interessados na aquisição de conhecimento básico do braille, como um Sistema de leitura e escrita.
 
Serão duas turmas, a primeira será do dia 12 a 16 de agosto, somando 20 horas de curso, no período de 14h às 18h, ministrada pelo instrutor Fernando Guerreiro de Andrade.
 
A outra, que está com inscrições abertas no local do curso, está prevista para acontecer entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.
 
O sistema braille continua sendo, até os dias de hoje, uma ferramenta insubstituível de comunicação, de breve consumo e de acesso à informação de natureza imediata e objetiva, nomalmente para estudantes do Ensino Fundamental.
 
A percepção do braille pela exploração tátil a ser estimulada desde os primeiros anos, projeta a pessoa com deficiência visual, em particular a criança, à capacidade de se inserir no mundo real ao alcance dos seus dedos.
 
O objetivo do curso é exatamente difundir o sistema braille como instrumento de comunicação e de informação, de caráter universal, de acesso comum a todos, pessoas com deficiência visual ou não.
 
Para isso serão desenvolvidos, ao longo do curso, atividades práticas que levem ao reconhecimento e à exploração de cada um dos caracteres braille, pela distinção de letras, conduzindo à identificação, pela leitura, e conseqüente ato de escrita, em grupo ou individualmente, de palavras curtas.
 
Isso se fará mediante a demonstração da funcionalidade do sistema como um todo, com atividades de escrita e leitura, com tarefa a ser executada pelos participantes, de forma alternada. 
 
Por Beatriz Saturnino – Assessoria SEC 

Deixe um Comentários

Insira seu comentário
Insira seu nome