Brasnorte Turismo

Brasnorte realiza segundo maior festival de pesca de MT

O município de Brasnorte, (580 km de Cuiabá), realizou nos dias 23 e 24 de agosto, o 11° Festival de Pesca do Trairão. O evento realizado no Rio do Sangue na Pousada Recanto do Trairão a (18 km da cidade), teve como objetivo divulgar o turismo de pesca regional, aquecer a economia local além de trazer diversão e entretenimento para os moradores e visitantes.

festival de pesca em brasnorte 19

A competição que não acontecia já há alguns anos, teve recorde em número de público e também de competidores.

Prefeito e esposared

   O prefeito de Brasnorte, Eudes Tarciso Aguiar e a primeira-dama Shamara Borges

O prefeito de Brasnorte Eudes Tarciso de Aguiar ressalta a importância do evento para a cidade e agradece os patrocinadores. “A realização da 11ª edição do festival de pesca esportiva de Brasnorte só foi possível graças ao apoio dos colaboradores da Prefeitura Municipal, Rotary Club, Associação das Senhoras Rotarianas (ASR), Rotaract, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Marinha e Polícia Militar.

festival de pesca em brasnorte 13

Estima-se que mais de cinco mil pessoas participaram  do evento que teve 127 equipes de competidores vindos de 24 cidades de MT e também de outros Estados como, por exemplo, Goiás, Rondônia e São Paulo.

Mais de 200 barracas de camping foram instaladas no evento

                                  Mais de 200 barracas de camping foram instaladas no evento.

Ao longo das quatro horas de competição, peixes de várias espécies foram fisgados e pesados, porem, somente pontuou quem pegou peixe da espécie traíra, as demais espécies não contou como pontuação. 

festival de pesca em brasnorte 17

A Supervisora de Turismo do município, Josineide Godoy,  agradece aos parceiros que dispuseram recursos para a realização dos shows e do campeonato de pesca, e também os apoiadores que acreditaram no evento”.

juscired

                                               Supervisora de Turismo, Josineide Godoy        

Além do Festival de Pesca, os moradores e visitantes puderam curtir atrações do evento gratuitas como o show musical da dupla Rico e Léo e bailão ao ar livre com apresentação dos artistas regionais.         

festival de pesca em brasnorte 09                                                    

"Todos contribuíram para o sucesso do evento que superou todas as expectativas tornado o Campeonato Estadual de Pesca de Brasnorte a segunda maior competição do segmento em Mato Grosso perdendo apenas para a cidade de Cáceres, (município localizado a 200 quilômetros de Cuiabá), mas ano que vem vamos trabalhar mais ainda, para ficarmos em 1º  e elevar  o evento à categoria Internacional". fala o prefeito . 

Prefeito agradece

A Marinha do Brasil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros que acompanharam todo o evento emitiram relatório afirmando que a programação foi cumprida de acordo com as normas não sendo registrado qualquer tipo de incidente negativo.

Bombeiros

Confira os ganhadores.

ganhadores do carro

1º lugar- a equipe de Porto dos Gaúchos MT, composta pelos competidores Marcelo Hoga, Marquinhos Hoga, e Manoel Azoia, foram os campeões do 11º Campeonato Estadual de Pesca realizado em Brasnorte. Eles Pescaram às 9h48 o maior trairão, com 83 cm, e com isso, voltaram para casa com o principal prêmio, uma Pajero TR4 da Mitsubishi no valor de R$ 70 mil reais.

2º – A segunda colocação ficou com a equipe do capitão Romoaldo Gonçalves Siqueira, (vai timão), que pescou um trairão de 70 cm e levaram para Brianorte (Distrito de Nova Maringá-MT), uma moto Bros 125 no valor de R$ 9 mil reais.

3º – Os ganhadores do 3° lugar pescaram uma traíra de 68cm e ganharam um motor de popa 15-HP.

4º – A equipe (tudo dos outros), capitaneada por Ronaldo Michelan Rodrigues  de Juara MT,  ficou em 4° lugar e ganharam  um barco.

5º- prêmio – um grupo gerador de 900 w, ficou com a equipe (os campões), também de Juara MT, que fisgou um trairão de 50 cm.

Competidores desclassificados:

“Durante o evento, fiscais constataram que uma equipe tentou fraudar a disputa, usando um peixe que já havia sido pescado antes do início da competição. "Os competidores foram desclassificados e punidos, ficando assim, proibidos de participar do Festival de Pesca em Brasnorte por cinco anos”.  Explicou o organizador do evento Neri  Mayer.

trairão

O Trairão é um peixe de água doce de carne saborosa e é encontrado em abundancia nos rios de MT. Possui escamas maiores que a traíra. Sua coloração é quase negra, no dorso, já os flancos são acinzentados e o ventre esbranquiçado.

O peixe habita águas rasas com galhadas, troncos, juncos e capim, em remansos de rios, lagoas e represas, podem atingir 20 Kg e alcançar 1 m de comprimento ou mais.

Pizza peixe vale


                                                        Gastronomia:

A comerciante Terezinha Maria Mayer inventou a pizza de Trairão um prato saboroso que se tornou especialidade da culinária regional. Mas que pode ser encontrado apenas na cidade de Brasnorte.  “Aqui temos peixe em abundancia, estamos acostumados com o frito, ensopado, assado então, eu quis fazer algo diferente e usei a minha família como “cobaia” eles aprovaram, e hoje Brasnorte tem o Peixe Pizza” explicou sorrindo, à senhora Terezinha.

Rio do Sangue

Números do setor – De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae,  a pesca esportiva nacional movimenta anualmente cerca de um bilhão de reais e é responsável por  mais de 200 mil empregos diretos e indiretos no país. O setor mostra a sua força e cresce a taxas constantes de 30% ao ano. Mas há ainda um grande potencial de crescimento desta prática no Brasil devido à extensa bacia hidrográfica; a grandiosidade de sua costa e a imensa diversidade de espécies nativas propícias para a pesca amadora esportivas.

A pesca recreativa constitui um relevante segmento do setor turístico, estimulando a organização de viagens, excursões e pacotes turísticos exclusivos.  O turista, quando sai para pescar, gasta em média oito vezes mais do que o turista comum. Segundo a Embratur – Empresa Brasileira de Turismo – mais de seis milhões de brasileiros já podem ser considerados pescadores contumazes. Desses, cerca de 250 mil são pescadores licenciados.

Por Gabriela Von Eye