Cuiaba Cultura Destaque

O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso (MASMT) reabre as portas na quinta-feira (7 de fevereiro), em uma cerimônia a partir das 19h30. A festa marca o início de um novo ciclo do museu, e conta com um concerto do Coro Arquidiocesano de Cuiabá, sob regência de André Vilani.

A reabertura do MASMT é a primeira promessa cumprida do secretário. Localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, ele ocupa o primeiro andar do prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição, no alto do Morro Bom Despacho.

Dentro do museu está boa parte dos bens culturais religiosos do passado, dos séculos XVII, XVIII e XIX, como imagens, oratórios, crucifixos, objetos litúrgicos, documentos, fotografias, itens do mobiliário e objetos que pertenceram a Dom Aquino Corrêa, além de peças da antiga Catedral implodida a dinamite em 1968 – Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá – bem como parte de seus retábulos.

A catedral foi demolida a partir do pensamento modernizante vigente na década de 1960. O ato, por vários anos, foi lembrado e lamentado. Está no Museu de Arte Sacra, por exemplo, um antigo relógio, que ficava na fachada da antiga igreja, da marca Vitaliano Michelini (empresa que fabricava de relógios mecânicos para torres de igrejas e outras fachadas, desde 1908). Também fica ali a cruz de ferro forjado que ficava sobre o relógio.

Novidades
Nesta reabertura, o museu também traz uma série de novidades. Ele passou por algumas readequações para acessibilidade interna, colocação de rampas e banheiro acessíveis e, em breve, novas adequações das alas do Museu dedicadas a exposições permanentes acessíveis com áudios guia e outras novidades.

“Estamos sempre atentos à modernização das exposições. Atrelado a isso, nos preocupamos muito com a acessibilidade do público. Assim, já estamos planejando e dialogando com instituições ligadas a pessoas com necessidades especiais para que possam nos ajudar a pensar como expor de forma a contemplar pessoas com deficiência auditiva, visual, cadeirantes e mobilidade reduzida, visando sempre atender todos os públicos e alcançar a maior diversidade possível, além é claro de patrocinadores, benfeitores e voluntários que possam ajudar a viabilizar essas ações ”, revela Viviene Lozi, diretora do MASMT.

Além disso, haverá novas alas, como uma dedicada aos instrumentos musicais que trilharam as orações dos fiéis que frequentavam a antiga Catedral. Um piano Gustav Breyer Hamburg e um órgão com pedaleira, de marca Rodgers, estão entre as novidades.

Outra nova ala da exposição permanente é a sala dos retábulos. Trata-se de dois retábulos dos séculos XVIII e XIX, com 8 metros de altura, remanescentes da igreja implodida, um neoclássico e um barroco rococó, montados um de frete para o outros, exatamente como estavam organizados originalmente na Igreja do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Além dos retábulos, a mesa do altar, do retábulo neoclássico, montada com crucifixos e tocheiros utilizados à época compõem o salão de exposição.

O acervo do MASMT conta ainda com outros dois retábulos barrocos, somando quatro ao todo, já montados. Porém, esses outros dois só estarão expostos ao público em abril, quando Cuiabá completará 300 anos. “Para esses outros dois retábulos, ainda será necessária uma iluminação, expografia e sinalizações adequada para que possamos, definitivamente, abrir para visitação”, explica Viviene.

“O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso é uma conquista da sociedade, patrimônio de todos nós cuiabanos, mato-grossense e brasileiros. São peças permeadas pela beleza e riqueza de detalhes, um acervo que interessa ao Brasil proteger, que possui tombamento em nível federal do IPHAN, no caso dos retábulos, tem o reconhecimento da sociedade enquanto patrimônio cultural, ou seja, somos guardiões de um patrimônio de todos os brasileiros”, comemora Viviene Lozi.

Das peças antigas, algumas passaram por restauração, higienização e recuperação. Todo o projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e o Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN) em Mato Grosso e ainda, com apoio financeiro do Ministério da Justiça via fundo de Direito Difuso, viabilizado pela Ação Cultural – Associação dos Produtores Culturais de MT.

“Imagens de santos, altares, retábulos montados se destacam entre as obras do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, afinal, a apreciação desses constata o forte vínculo do povo mato-grossense com a religiosidade e convida o visitante a uma incursão pela história da arte sacra. As peças salvaguardadas pelo MASMT são um legado para as gerações futuras. No caso dos retábulos, foram reconstituídas peças que desde 1980 estavam deixadas de lado e que por conta da ação do tempo, já se encontravam em estado de deterioração”, revela Allan Kardec, secretário Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso.

A cerimônia de reabertura do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso contará com a presença do governador Mauro Mendes e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Allan Kardec.

Serviço

Reabertura do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
Quando: 07/02 (quinta-feira)
Horário: a partir das 19h30
Quem pode participar: Livre para todas as idades/ Entrada franca
Local: O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso fica na Praça do Seminário, na rua Clóvis Hugney, 239, bairro Dom Aquino. Funcionará de quarta-feira à domingo, sempre das 9h às 19h. Ingresso R$5.

Cuiaba Cultura Destaque

Nando Reis anunciou, por meio do Facebook, que volta a Cuiabá no dia 26 de abril de 2019 para um show de voz e violão no Teatro Zulmira Canavarros.

O objetivo do show é apresentar as canções exatamente como foram concebidas. No palco, somente o artista e seu violão, combinando a doce vibração das cordas com sua voz e algumas batidas no instrumento, que funciona às vezes de percussão.

Seus fãs, que não se concentram em apenas uma geração, podem esperar uma apresentação emocionante. O repertório é recheado de sucessos consagrados como “All Star”, “Diariamente”, “Espatódea” e “Relicário”. Além disso, versões de seus clássicos também marcam presença como “Luz Dos Olhos”, “O Segundo Sol”, “Quem Vai Dizer Tchau” e “Nos Seus Olhos”.

O show leva o nome do álbum de 2015, gravado com maestria. “Voz E Violão, No Recreio – Volume 1” foi produzido pelo próprio artista e contou com a mixagem de Jack Endino em um estúdio em Seattle, e está disponível em versão Cd e Vinil.

O endereço do teatro zulmira canavarros é
av. andre maggi, sc – centro administrativo.
Horário do show: 21h
Horário abertura portões: 19h30

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE

Meia-Entrada:
Disponibilidade de 40% do lote para meia-entrada conforme Lei Federal.

OBS: obrigatória a apresentação de documentação comprobatória do benefício no acesso ao evento. Na eventual falta de documentação válida, o portador do ingresso deverá complementar o valor do ingresso para garantir seu acesso.

Clique Aqui! Para comprar seu ingresso!

Cidades de Mato Grosso Cuiaba Destaque

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) assinou um decreto com feriados, datas comemorativas e pontos facultativos para o ano de 2019 em Cuiabá, capital de Mato Grosso. O decreto foi publicado no Diário Oficial de Contas no dia 18 de dezembro.

Confira abaixo as datas com feriados e pontos facultativos para este ano:
1º de Janeiro (Terça-Feira) Dia da Fraternidade Universal, Dia da Paz Mundial – Feriado Nacional;
04 e 05 de Março (Segunda e Terça – Feira) Carnaval – Ponto Facultativo;
06 de Março (Quarta-Feira de Cinzas, até às 14h) – Carnaval – Ponto Facultativo (a partir das 14h expediente normal);
8 de Abril (Segunda-Feira) – Fundação da Cidade de Cuiabá – Feriado Municipal;
19 de Abril (Sexta – Feira) – Paixão de Cristo – Feriado Nacional;
21 de Abril (Domingo) Dia de Tiradentes – Feriado Nacional;
1º de Maio (Quarta-Feira) – Dia do Trabalho – Feriado Nacional;
20 de Junho (Quinta – Feira) – Corpus Christi – Feriado Municipal;
07 de Setembro (Sábado) – Dia da Independência do Brasil – Feriado Nacional;
12 de Outubro (Sábado) — Nossa Senhora Aparecida – Feriado Nacional;
28 de Outubro (Segunda-Feira) – Dia do Servidor Público – Ponto Facultativo;
02 de Novembro (Sábado) – Dia de Finados – Feriado Nacional;
15 de Novembro (Sexta- Feira) – Proclamação da República – Feriado Nacional;
20 de Novembro (Quarta-Feira) – Homenagem ao Líder Negro Brasileiro “Zumbi dos Palmares” – Feriado Municipal;
08 de Dezembro (Domingo) – Dia de Nossa Senhora da Conceição – Feriado Municipal (Religioso);
24 de Dezembro (Terça-Feira) – Ponto Facultativo
25 de Dezembro (Quarta – Feira) – Natal – Feriado Nacional.
31 de Dezembro (Terça-Feira) – Ponto Facultativo.

Cuiaba Destaque Turismo

Piscinas, tobogãs e muita diversão estão de volta a Cuiabá, desde o dia 16 de dezembro, com a reabertura do Sesi Park. O maior parque aquático do estado retornou suas atividades aos sábados, domingos e feriados, das 09h30 às 17h30. Reformado, o espaço tem um novo conceito de funcionamento, agora também durante a semana, para as quadras esportivas, campos de futebol e salão de festas que integram o complexo.

Com 18 mil m² de área construída, o Sesi Park foi inaugurado há 14 anos e terá entre as novidades, a partir de 2019, intervenções culturais, escolinhas de futebol e um dia exclusivo para estudantes, o School Day, realizado às sextas-feiras. Localizado na Avenida Oátomo Canavarros, bairro Morada do Ouro, o Sesi Park é composto por piscinas, toboáguas, estrutura para esportes e eventos e se consolidou como uma das principais opções de lazer na capital, tanto para os trabalhadores da indústria quanto para a comunidade em geral.

As férias escolares de dezembro e janeiro serão muito mais alegres e refrescantes para as crianças, adolescentes e toda a família com a abertura do Sesi Park, afirma a superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Lélia Brun. “O parque passou pelo período de reforma e agora está pronto para receber a todos e proporcionar momentos felizes de lazer e cultura”, declara.

Adeus calor, Sesi Park voltou! – No dia 15, um dia antes da reabertura oficial para o público, o Sesi Park foi aberto, especialmente, para os trabalhadores da indústria e seus dependentes. Mais informações pelas redes sociais do Sesi (Instagram: @sesimt e Facebook: Sesi Mato Grosso).

O valor do ingresso é R$ 35,00 adulto e R$ 17,50 infantil. Se você for trabalhador da indústria ou dependente de industriário: R$ 20,00 reais. Já as crianças com idade inferior a 5 anos e pessoas acima de 60 não pagam.

O pagamento pode ser feito inclusive com cartões de débito e crédito.

O SESIPARK funciona sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h30.

O SESIPARK está localizado na avenida Oátomo Canavarros, s/n, na bairro Morada do Ouro, em Cuiabá. Outras informações pelos telefones (65) 3648-7850 e 3648-7814.

Destaque Dom Aquino Turismo

A natureza onde a Cachoeira do Borba está localizada encontra se ainda bastante preservada. O lugar é perfeito para quem curte estar em meio às belezas naturais.

O enorme paredão, que enfeita a queda d’água, chama a atenção no lugar e inspira a prática de rapel.

A bela cachoeira do Borba está situada a cerca de 20 km do centro da cidade na Estância Borba. Mede cerca de 6 metros de altura e contém grande volume de água formando uma enorme piscina natural, com o seu interior composto por areia. Irresistível para banho. Eu não resisti rsrs.

Além de banhos de cachoeira, o lugar é propício para a prática de rapel, trekking, boia cross, observação de pássaros e contemplação da natureza. Encantadores pássaros, de varias espécies, são encontrados nas proximidades da Estância Borba.

Os proprietários da Estância Borba, situada a cerca de 20 km do centro do município de Dom Aquino-MT/Brasil, são: Adelaide Maria Borda e Sergio Alves Borba (mãe e filho).

O acesso até a cachoeira se dá por meio de uma estrada não asfaltada, porém em boas condições.

A prefeitura da cidade de Dom Aquino/MT, através da secretaria de turismo, juntamente com os proprietários das terras, onde estão situados os atrativos turísticos, realizam um inventário dos seus principais atrativos turísticos para, em seguida, dotar os locais de infraestrutura e assim, poder receber turistas.

É importante ressaltar, somente serão permitidas visitas no local com acompanhamento de guias ou condutores cadastrados.

Para mais informações entre em contato: (66) 99933-9163.

Fonte: conhecendomt.com.br

 

Destaque Dom Aquino Turismo

Conhecida como a Capital da Água Mineral em Mato Grosso, a cidade de Dom Aquino, situada a cerca de 160 km da capital do Estado, Cuiabá, é rica em atrativos naturais e hoje vou falar sobre alguns dos mirantes e cânions, ainda desconhecidos até mesmo pela população local, situados no município.

Mirante do Cânion Banho das Antas

O Cânion Banho das Antas está situado a cerca de 27 km do centro da cidade. Na época de chuva, lagoas se formam nas proximidades e não é difícil encontrar as antas tomando banho por lá. Por isso, o lugar foi batizado com o nome delas. Confira na foto a bela paisagem do local.

Mirante do Cânion portão do Inferno

Mirante portão do Inferno, bem próximo a estrada de acesso a cidade vizinha, Poxoréu, o Mirante portão do Inferno possui um nome que dá medo, mas quem tem a oportunidade de conhecê-lo se encanta, perde o medo, e passa a admirar a beleza do lugar.

Mirante dos Cânions

O Mirante dos Cânions está situado no Sitio Bela Vista e tem como proprietário Guilherme Gianello Gnoato. O lugar faz jus ao nome, possui vários cânions com uma paisagem fascinante, de tirar o fôlego.

O visual do lugar é incrível, ideal para contemplação da natureza.

A prefeitura da cidade de Dom Aquino/MT, através da secretaria de turismo, juntamente com os proprietários das terras onde estão situados os atrativos turísticos, realizam um inventário dos seus principais atrativos turísticos para, em seguida, dotar os locais de infraestrutura e assim, poder receber turistas.

Para mais informações entre em contato: (66) 99933-9163.

Clique aqui para conhecer a Caverna da Onça e o santuário de pássaros em Dom Aquino

Por conhecendomt.com.br

Destaque Dom Aquino Turismo

O Circuito das Cachoeiras de Dom Aquino (cerca de 160 km de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso) está situado na Fazenda Agropecuária Quelé, do casal Clemente Aparecido dos Santos (Quelé) e Matilde Antonieta Guizelina dos Santos.

As quatro cachoeiras, localizadas a cerca de 35 km do centro da cidade, possuem tamanhos diferentes e muita beleza natural.

Cachoeira do Flávio

01- A Cachoeira do Flávio, batizada em nome do secretário de turismo da cidade, pelo empenho em desenvolver o turismo no município, mede cerca 8 metros de altura e é a primeira do circuito.

Cachoeira dona Matilde

Foto:conhecendomt.com.br

02- Um pouco menor em altura, mas não em volume de água, a Cachoeira dona Matilde, batizada em homenagem a proprietária da fazenda, possui uma bela piscina natural e o seu interior, composto por areia, é acolhedor e convidativo para banhos demorados.

Cachoeira Gabriela

Foto:conhecendomt.com.br

03- Também com piscina natural com o interior composto por areia, a Cachoeira Gabriela é baixinha (cerca de 4 metros) e bastante barulhenta, como se quisesse dizer venham me visitar também. Meus queridos leitores do portal conhecendomt.com.br preciso contar que tive o privilégio de ser a madrinha de uma das cachoeiras do Circuito das Cachoeiras de Dom Aquino/MT. Como isso aconteceu? Bom, eu estava realizando um trabalho de catalogação dos atrativos turísticos da cidade e no roteiro havia a informação que no local tinha somente três cachoeiras, mas eu me afastei um pouco do grupo e ouvi o barulho de uma quarta cachoeira, chamei os outros e fomos conhecê-la. Durante a escolha dos nomes o proprietário ,Seo Quélé, gentilmente sugeriu meu nome, foi assim que me tornei a feliz madrinha da bela Cachoeira Gabriela, rsrsr.

Cachoeira do Seo Quelé

Foto:conhecendomt.com

04- A Cachoeira do Seo Quelé, situada em um ambiente extremante preservado, a mais alta (cerca de 15 metros) e com o maior volume de água, na minha opinião, é a mais bonita do circuito.

Caminhamos por pouco mais de uma hora para chegar na primeira cachoeira. As outras estão situadas a poucos metros da primeira.

Estive na cidade no fim do mês de novembro de 2018, época de muitas chuvas na região. Nessa época, a prefeitura da cidade de Dom Aquino/MT, através da secretaria de turismo, realizava um inventário dos seus principais atrativos turísticos para, em seguida, dotar os locais de infraestrutura e assim poder receber turistas.

Para mais informações entre em contato: (66) 99933-9163.

CLIQUE AQUI! PARA CONHECER OUTRAS CACHOEIRAS E CASCATAS EM DOM AQUINO.

Por Gabriela Von Eye

Churrascaria Destaque Gastronomia Restaurantes

Com o objetivo de oferecer refeições saborosas com qualidade e preço baixo para a população cuiabana, a churrascaria POP GRILL abriu as portas para o público no dia 28 de agosto de 2018.

A churrascaria POP GRILL oferece rodízio de carnes com buffet de saladas, massas e outros acompanhamentos por R$17,90 (de segunda à sábado) e no domingo e feriados o preço, promocional, sai por R$15,00.

Para quem prefere comer em casa, a churrascaria POP GRILL serve marmitex com preços a partir de R$ 8 reais.

O restaurante e churrascaria POP GRILL está situado na Avenida Érico Gonçalves Preza Filho no Bairro Jardim Itália-Cuiabá, MT.

Abre para almoço das 11h às 14h30 de segunda-feira a domingo. 

A sobremesa é por conta da casa.

A casa também serve pratos no sistema à la carte (peixe, espetos e outros) no período da noite, das 18h ás 23h.

Para mais informações (65) 2136-9580. Clique Aqui! e acesse a página da churrascaria no Facebook.

Por/conhecendomt.com.br

Destaque Juscimeira Turismo

O Estado de Mato Grosso é um lugar único com inúmeras opções de atrativos turísticos e isso possibilita que a população mato-grossense tenha lazer e diversão o ano todo.

A cidade de Juscimeira oferece diversas opções de entretenimento para quem tem o privilégio de conhecer o município situado a cerca de 157 Km ao Sul de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

Na pequena cidade com pouco mais de 15 mil habitantes, os turistas podem se deliciar com refrescantes banhos nas cachoeiras e nos rios que cortam a cidade.

Situada a 14 km do centro da cidade, o cartão postal do município de Juscimeira é a bela cachoeira do Prata, localizada no Rio do Prata (tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual).O acesso a cachoeira é gratuito. Segundo informações a cachoeira do Prata possui cerca de 20 metros de altura.

O Lago São Lourenço, ideal para a prática de esportes aquáticos, composto por um belíssimo cenário com paisagens únicas, nos convida para momentos de contemplação da natureza.

Formações rochosas que lembram objetos e animais e até uma cachoeira fazem do Lago São Lourenço um lugar impressionante.

Cachoeira situada as margens do Lago São Lourenço em Juscimeira

Rios onde ainda podem ser encontrados diversos tipos de peixes e sítios arqueológicos com inscrições rupestres são algumas das riquezas naturais situadas em Juscimeira.

A Gruta Nossa Senhora de Lourdes situada no município de Juscimeira recebe devotos da santa o ano inteiro.

Além disso tudo, o município de Juscimeira ainda possui um diferencial com relação aos outros, pois conta com o titulo de capital das Águas Quentes, no Estado de Mato Grosso.

Em Mato Grosso o verão dura praticamente o ano todo. Mas durante os poucos dias que o clima fica mais ameno a população de Juscimeira tem o privilégio de ter a sua disposição os balneários de águas termais com opções para todos os bolsos e gostos.

Com piscinas de águas quentes natural, restaurante e suítes confortáveis, o Thermas Hotel Marihá situado em Juscimeira oferece o que há de melhor em infra estrutura turística, na região.

Para mais informações sobre o Thermas Hotel Marihá Clique aqui!

Augusto Leite, da Vale Expedições, foi o condutor do portal conhecendomt.com.br até as belezas situadas no município de Juscimeira. A Vale Expedições oferece serviços especializadas em esporte de aventura como, rafting, rapel, canoagem, trilhas entre outros.

Para mais informações sobre a Vale Expedições Clique Aqui!

 

Saiba mais sobre Juscimeira:

Segundo informações, o município de Juscimeira é considerado a segunda maior estância hidrotermal da Região Centro-Oeste.

Com propriedades medicinais, as águas que brotam nas rachaduras das formações rochosas, situadas no solo da cidade de Juscimeira, chegam até 42°c e um fato interessante sobre a cidade é que os moradores podem contar com água quente no chuveiro o ano todo, de forma gratuita.

O nome da cidade se originou da junção do nome de duas famílias fundadoras da cidade. Jusci de Juscelândia e Meira de Limeira que resultou em Juscimeira.

Por Gabriela Von Eye

Destaque Pousadas Rondonopolis Turismo

Localizada em Rondonópolis, (210 km da capital de Mato Grosso, Cuiabá) a Estância Cavalcante ou Pousada Carimã, como também é conhecida, está situada na zona rural da cidade e é composta por um ambiente simples e acolhedor com restaurante, onde são servidos pratos da culinária regional, quartos para hospedagem e área de Camping.

O circuito composto por nove belíssimas, cachoeiras localizadas nas dependências da pousada Carimã torna o lugar mais que especial, perfeito para quem busca lazer em contato com a natureza.

Partindo da pousada, o percurso (auto guiado, sem a presença de guia) de acesso a primeira até a última cachoeira dura cerca de 3h.

Todas as cachoeiras são livres para banho, e são uma mais bonita que a outra.

Confira fotos das nove cachoeiras:

Clique nas fotos para ampliá-las!

1º Cachoeira do Márcio

1º Cachoeira do Márcio

2º Cachoeira do Madruga

2º Cachoeira do Madruga

3º Cachoeira da Hidro

3º Cachoeira da Hidro

4º Cachoeira Pedra do Bronze

4º Cachoeira Pedra do Bronze

5º Cachoeira da Caverna

5º Cachoeira da Caverna

6º Cachoeira Brisa da Mata

 

7º Cachoeira da Piscina

8º Cachoeira do Paredão

A 9º é a Cachoeira Barra da Ponte, situada a cerca de 1200 metros de distancia da pousada.

Cachoeira Barra da Ponte

É cobrada uma taxa de R$ 8 reais (por pessoa) para se ter acesso ás cachoeiras.

Na Pousada Carimã os visitantes podem adquirir artesanatos confeccionados por indígenas, e ainda doces, conservas e licores produzidos por pessoas que fazem parte da associação local.

A Pousada está localizada dentro de um assentamento chamado Carimã (situado a 50 km da cidade de Rondonópolis, sendo 18 km em estrada de chão.

Para mais informações telefone (66) 9984-6874.

Clique Aqui! e acesse a página da Pousada Carimã no Facebook! 

Clique nas fotos para ampliá-las!

Dica de transporte para quem quer ir a Rondonópolis:

Central da Van

Com profissionais treinados e capacitados, a Centro Oeste TUR (Central da Van) está situada no Estado de Mato Grosso a mais de 20 anos, oferecendo a comodidade de buscar e deixar o cliente em sua residência. A empresa atua em Rondonópolis com serviços de micro-ônibus e vans, oferecendo tudo o’que é necessário para proporcionar conforto e segurança aos seus clientes.

A Central da Van está situada, em Rondonópolis, na Rua Barão do Rio Branco número 1136 – Centro, CP: 78700-180.
Telefone: (66) 3023-0004.